Artigo

Virus: Provocando sua curiosidade

 

 

         É impressionante como as pessoas possuem criatividade para o mal. Nos últimos dias estava olhando meus e-mails e chegou de uma pessoa que “nunca vi na vida”.  Chegou com a descrição acima: “Oi, segue em anexo o documento que eu fiquei de mandar... “ Anexado ao e-mail possui um arquivo do word.

 

         Teoricamente, eu pensei: será que eu conheço essa pessoa? Isto é, começa a provocar minha curiosidade sobre o arquivo. Gostaria de saber o que tem dentro do arquivo, ou se conheço a pessoa que mandou o arquivo.

        

         Não quis saber quem era a pessoa, parei o mouse em cima do arquivo para verificar realmente de onde era. Notei que o endereço é meio estranho: “78.129.146.133/?NovoDocumento1.doc”

 

         Para quem não conhece o que pode ser esse número, explico: é um número de IP.  Em cada máquina na internet, pode ser servidor ou não, possui um número de IP automático ou manual. Os números que começa com 200 são IPs do Brasil e 78 é fora do Brasil.

 

         Um documento word teoricamente não iria fazer estrago algum na máquina, se o mesmo não tivesse “macro”. Porém esse “NovoDocumento1.doc” não é efetivamente um documento word e sim um link para um endereço desconhecido.

 

         Prefiro não arriscar e apenas apagar o e-mail. Esse artigo mostro que, muito mais do que a minha curiosidade, prefiro não abrir esse tipo de coisa. Não abra e-mail de pessoas desconhecidas.

 

         Qualquer tipo de arquivo pode ter vírus, lembre-se disso.

 

Até a próxima!

  • Mauricio Junior

    Mauricio Junior