Criptografando URL

image

Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e hoje eu vou falar e mostrar como criptografar parâmetros para passar pela URL e o usuário não consegue ver os dados passados pela URL. Um ponto importante aqui é, os desenvolvedores estão passando parâmetros pela URL que podem ser alterados facilmente e o usuário já entende isso, dados que podem ser alterados pela URL e muitos tem usado para invadir ou ver outras contas sem que tenha permissão por exemplo.

O que foi utilizado:

  • Editor: Microsoft Visual Studio
  • Linguagem C#
  • Tipo de projeto: Web
  • Framework: .NETCore
  • Package: NuGet CriptQuery

Problema

Usar url de forma aberta e qualquer um pode alterar os dados enviados ou acessar dados que não podem ser acessados.

Solução

Utilizar um NuGet Package que criptografa os parâmetros da URL query string e o usuário não consegue alterar os parâmetros. Se forem alterados, os dados serão inválidos e assim você protege os dados.

Vamos ver na prática como utilizar isso usando apenas poucas linhas de código. O pacote NuGet está disponível gratuitamente no site da Microsoft e no meu site mauriciojunior.net/nugets onde você pode fazer download gratuitamente para usar em seus projetos. Esse pacote eu fiz para ajudar os desenvolvedores de software como eu sempre gosto de fazer.

Esse modulo eu tirei do Curso de Nuget dentro da Plataforma https://ecode10.academy

Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode me encontrar na rede social Instagram @mauriciojunior.net_ ou pelo meu site www.mauriciojunior.net.