Apenas o Básico

Olá, hoje eu vou falar um pouco sobre como você pode ter mais segurança e organização no mundo virtual que vivemos, principalmente agora nessa pandemia que o mundo está vivendo. O que você precisa saber é que quanto mais segurança tiver na Internet, menos problemas você vai ter com isso. Vou listar abaixo alguns problemas que podem acontecer:

Problemas

  1. Chantagem virtual;
  2. Vírus em seu computador ou em seu telefone;
  3. Roubo de dados para clonar seu cartão de crédito ou dados bancários;
  4. Captura e bloqueo de dados exigindo resgate em dinheiro e muito mais;
  5. Sites clonados para roubar dados;
  6. Senhas iguais na Internet.

Segue alguns pontos importantes para analisar e utilizar a segurança virtual.

Segurança

  1. Verificar sempre se o site que está entrando possui o https antes do nome como https://www.mauriciojunior.org;
  2. Verifique sempre se realmente o site que está querendo entrar, é o que apareceu na tela do seu computador ou smartphone;
  3. Não dê permissão a sites para acessar qualquer informação do seu computador;
  4. Procure entrar diretamente digitando o endereço do site em seu navegador, ao invés de utilizar sempre o buscador da Internet, isso evita problemas do buscador mostrar um site que emita ou clonado do original, por exemplo: sites bancários. Eu conheci pessoas que já sofrera com isso, entrar no site do banco e colocaram os dados bancários com a senha mas na verdade era apenas um site clonado. Em poucos minutos o dinheiro foi transferido e cartões foram utilizados em outros estados. Lembre-se que compras pequenas também fazem parte de tudo isso, porque como diz a minha avó: - de grão em grão, a galinha enche o papo.
  5. Procure verificar sempre a sua conta bancária pelo aplicativo de smartphone que tem o seu banco ou operadora de cartão de crédito. Hoje em dia os bancos e operadores de cartão de crédito possuem toda tecnologia para que use apenas o aplicativo da loja. Verifique sempre as notificações e aviso, verifique sempre o extrato e saldo do dinheiro que tem pois o grande objetivo de uma pessoa que faz isso é te roubar dinheiro, dados e cartões para utilizar em compras diversas. Em exemplo disso, várias operadores de cartão de crédito só funcionam pelo aplicativo, o site da empresa não dá acesso;
  6. Esse tópico é muito importante e com ele vai uma dica. Procuro ter sempre senhas diferentes nos sites que utiliza, procure ter também uma segunda autenticação que os sites oferencem como por exemplo: depois de logar com o e-mail e senha, é necessário verificar um SMS recebido, ou verificar um número de token pelo aplicativo e tudo mais. Isso porque, mesmo que a pessoa souber sua senha e e-mail, ele vai ter que verificar essa segunda autenticação que tem em seu smartphone e o melhor, ele não está com o seu celular. Para saber mais detalhes sobre usar uma segunda autenticação, eu falei um pouco sobre isso em dois links https://www.ecode10.com/artigo/3071/usando-token-como-fator-de-autenticacao e https://www.ecode10.com/artigo/3074/usando-token-como-fator-de-autenticacao-codigo.

Dica de App

Uma dica importante e que utilizo no meu dia a dia é um aplicativo que gerencia minhas senhas de sites, e-mails e tudo mais. É necessário que escolha um App que não precise estar conectado a Internet, seja seguro e que tenha procedência. Não coloque suas senhas em apps que podem roubar elas de você.

Sem confiar muito nos apps do mercado e todos tem conectividade na Internet, percebi que era melhor fazer um app pra mim ao invés de utilizar um que não confio muito.

Dessa forma, eu crie dois apps seguros e que não precisam estar conectados a Internet. Eles são capazes de gerenciar as senhas para você, além de poder criar senhas seguras.

iSecurity Password Full

Eles se chamam iSecurity Password e iSecurity Password Full.

O iSecurity Password é grátis e você pode utilizar ele com um limite mínimo para gravar suas senhas com segurança. Já o iSecurity Password Full é pago, apenas $3,49, sem limites para gravar senhas e com um gerador de senhas segura, assim você não precisa utiizar as mesmas senhas ou gerar senhas fáceis de decifrar.

Para você que gostaria de aprender a desenvolver um app para smartphone, veja o livro que eu criei chamado Aplicativo para iOS com Swift e database passo a passo.

Image

Segue o link da Amazon para investir em você no quisito conhecimento https://amzn.to/2Y7Q6k0 na sua vida e aproveitar o máximo essa quarentena.

Qualquer dúvida ou desconto, pode entrar em contato comigo pelo meu site https://www.mauriciojunior.org ou pelo chat de atendimento.