A IA do Google está sendo usada para enganar você
A IA está sendo usada para o bem e para o mal
Os cibercriminosos estĂŁo usando a ferramenta Gemini AI do Google Workspace para tentar enganĂĄ-lo de uma maneira incomum. VocĂȘ recebe um e-mail que parece comum e nĂŁo tem links ou anexos suspeitos. Mas se vocĂȘ pedir a Gemini para resumir, os resultados parecem alarmantes. O resumo do e-mail da Gemini mostra avisos urgentes sobre o comprometimento da sua senha, juntamente com um nĂșmero de suporte para vocĂȘ ligar para resolver o problema. No entanto, este aviso de GĂȘmeos Ă© completamente falso!
Os cibercriminosos ocultaram texto invisĂvel no e-mail. Este texto contĂ©m informaçÔes falsas sobre sua conta sendo comprometida e inclui um nĂșmero de telefone de suporte falso para vocĂȘ ligar. VocĂȘ nĂŁo pode ver esse texto oculto, mas o Gemini pode, e a ferramenta de IA usa esse texto ao criar o resumo. O resultado parece um alerta de segurança real do Google. Se vocĂȘ ligar para o nĂșmero fornecido, sua ligação serĂĄ atendida por um cibercriminoso que tentarĂĄ enganĂĄ-lo para fornecer as informaçÔes de login da sua conta!
Siga estas dicas para evitar ser vĂtima desse golpe alimentado por IA:
-
Não confie em alertas de segurança urgentes que aparecem em um resumo gerado por IA. Alertas de segurança reais do Google não aparecerão em um resumo do Gemini.
-
Nunca ligue para nĂșmeros de telefone que aparecem em um e-mail ou resumo de IA, especialmente se a solicitação parecer urgente ou inesperada.
-
Lembre-se de que ferramentas de IA como o Gemini podem ser manipuladas. Se um resumo mostrar avisos urgentes ou pedir que vocĂȘ faça algo que nĂŁo estava claramente no e-mail original, provavelmente Ă© um golpe!
-
Não use Gemini ou outro serviço de IA no trabalho ou no seu computador de trabalho.