Principal | Cadastre-se | Cadastre seu artigo | Biblioteca | Artigos | Revistas | Podcast | Videos | Cadastre seu emprego | Empregos | Logar

Usando Static no C#

Olá pessoal, hoje eu vou falar um pouco do uso do using static na linguagem C# com a ferramenta Visual Studio da Microsoft. Quando você utiliza classes estáticas em seu código, é necessário utilizar o namespace e o nome da constante mas quando você utiliza o using static no topo do código não é necessário colocar o namespace, basta colocar apenas o nome da constante, no caso do uso de constantes mas isso pode ser utilizado para métodos sem qualquer tipo de problema.

Vamos criar primeiro um projeto em C# do tipo Console e .Net Core, veja a figura 1.

image

Figura 1 - Criando o projeto

Vamos dar um nome para o projeto, escolher o local e clicar no botão create. Veja a figura 2.

Image

Figura 2 - Dando o nome para o projeto

Image

Figura 3 - Criando a classe Constantes.cs

Normalmente podemos utilizar dois tipos de projetos diferentes como, library e classe de constantes. Baseado nisso, crie uma classe de constantes em um projeto do tipo library mas fique a vontade em criar da forma que achar necessário para ti. Na figura 4 utilizei dois tipos de projetos.

Image

Figura 4 - Criando outro projeto e colocando a classe dentro.

O que tem dentro da classe constante? Apenas algumas constantes simples com Int, string, double e DateTime. Veja o código 1.

Código 1 - Classe de constantes.

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;

namespace Library
{
    /// <summary>
    /// Constant class
    /// </summary>
    public static class Constants
    {
        public static int Idade = 12;

        public static string PrimeiroNome = "Mauricio";

        public static string UltimoNome = "Junior";

        public static int Ano = 2019;

        public static double Velocidade = 20.1;

        public static DateTime DataDeHoje = DateTime.Now.Date;
    }

    public static string GetName()
    {
        return PrimeiroNome + UltimoNome;
    }
}

Adicionar o projeto de referência

Se você utiliza dois projetos, não se esqueça de adicionar o projeto de referência. Depois disso, você pode acessar a classe de constantes.

Projeto Principal

Vamos acessar agora a constante no método Main. Para acessar o método, é necessário colocar o namespace todo até chegar no nome da variável. Veja o código 2.

Código 2 - Acessando a constante.

static void Main(string[] args)
{
    Console.WriteLine("Hello World!");

    Console.WriteLine(Library.Constants.UltimoNome);
}

Note que no código 2, é necessário colocar todo o namespace para buscar a constante ou método.

Agora eu vou mostrar outra maneira de acessar a constante de forma fácil. Basta colocar using static Library.Constants e no topo da classe. E basta colocar apenas o nome da constante. Veja o código 3.

Código 3 - Usando static no topo da classe.

using static Library.Constants;
using System;

namespace UsingStaticCSharp
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            Console.WriteLine("Hello World!");

            Console.WriteLine(PrimeiroNome);
        }
    }
}

No código 3, basta acessar o nome da constante diretamente e não precisa mais utilizar o namespace. O código 4 mostra para o acesso ao método também.

Código 4 - Acessando o método.

using static Library.Constants;
using System;

namespace UsingStaticCSharp
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            Console.WriteLine("Hello World!");

            Console.WriteLine(Library.Constants.UltimoNome);

            Console.WriteLine(PrimeiroNome);

            Console.WriteLine(GetName());
        }
    }
}

Veja como exemplo o vídeo abaixo:

Bom, espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site https://www.mauriciojunior.org.


Autor: Mauricio Junior
Revista ecode10 Magazine