Tutorial de TCP/IP – Parte 22 . Instalaçao do DNS Server

 

Introdução:

Prezados leitores, esta é a segunda parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo deste primeiro módulo foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT (assunto desta parte, ou seja Parte 20 do tutorial). No decorrer de 2004/2005 serão disponibilizados mais 20 tutoriais de TCP/IP (de 21 a 40), nas quais falarei mais sobre os aspectos do protocolo em si, tais como a estrutura em camadas do TCP/IP e detalhes um maior detalhamento sobre cada um dos protocolos que formam o TCP/IP: TCP, IP, UDP, ARP, ICMP e por aí vai.

Nesta parte desta segunda série de tutoriais, mostrarei como fazer a instalação do DNS Server no Windows 2000 Server e no Windows Server 2003.

Instalação do DNS no Windows 2000 Server

Por padrão, o DNS não é instalado durante a instalação do Windows 2000 Server. Ao instalar o Active Directory, tornando o servidor um DC, o assistente do Active Directory precisa se comunicar com um servidor DNS que seja a autoridade para o domínio do qual fará parte o DC. Pode ser qualquer servidor DNS da rede, inclusive servidores DNS baseados no UNIX. Somente será possível utilizar servidores DNS no UNIX, se a versão do DNS for a BIND 8.1.2 ou superior.

Se não for possível localizar um servidor DNS, o assistente do Active Directory instala o DNS no servidor que está sendo promovido a DC. O DNS é instalado como um serviço e configurado para iniciar automaticamente. A maioria das tarefas de administração do DNS podem ser executadas com o console DNS, o qual é acessado através do menu Start -> Administrative Tools (Iniciar -> Ferramentas Administrativas).

Neste ítem você aprenderá a instalar o serviço DNS em um servidor baseado no Windows 2000 Server. Você verá que a instalação do DNS é extremamente simples.

Nota : Se voc√™ tem servidores DNS baseados no NT Server 4.0, voc√™ pode fazer a migra√ß√£o destes servidores para o Windows 2000 Server. Todas as configura√ß√Ķes do DNS j√° existentes ser√£o mantidas. Primeiro deve ser feita a migra√ß√£o dos servidores DNS prim√°rios (onde est√° a zona prim√°ria de cada dom√≠nio DNS) e depois a dos servidores DNS secund√°rios.

Instalando o DNS no Windows 2000 Server

Para instalar o DNS siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2. Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de Controle.

3. Dê um clique duplo na opção Adicionar ou remover progrmas.

4. Ser√° exibida a janela Adicionar ou remover programas. Nas op√ß√Ķes do lado esquerdo da janela, d√™ um clique na op√ß√£o Adicionar ou Remover Componentes do Windows

5. Ser√° aberto o assistente de componentes do Windows.

6. O DNS √© classificado como um servi√ßo de rede ‚Äď Servi√ßos de Rede. Localize esta op√ß√£o e d√™ um clique para marc√°-la, conforme indicado na Figura a seguir:

Figura - A opção Serviços de Rede.

7. Clique no botão Detalhes..., para exibir a lista de serviços de redes disponíveis.

8. Será aberta a janela Serviços de rede. Na lista de serviços que é exibida, marque a opção Sistema de nomes de domínio (DNS), conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - Selecionando o DNS para instalação.

9. Dê um clique em OK. Você estará de volta ao assistente de componentes do Windows.

10. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11. O Windows 2000 Server inicia o processo de instalação e emite mensagens sobre o andamento da instalação. Durante a etapa de cópia dos arquivos você pode ser solicitado a inserir o CD de instalação do Windows 2000 Server no drive, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - O assistente solicita o CD de instalação do Windows 2000 Server.

12. Insira o CD do Windows 2000 Server no driver e clique em OK. O assistente continua o processo de instalação.

13. A tela final do assistente é exibida com uma mensagem informando que o assistente foi concluído com sucesso. Clique em Concluir para fechar o assistente.

14. Você estará de volta à janela Adicionar ou remover progrmas. Feche-a.

Pronto, o DNS foi instalado e est√° pronto para ser configurado. N√£o √© preciso reinicializar o servidor para que o DNS possa ser utilizado. O DNS √© instalado como um servi√ßo e configurado para ser inicializado automaticamente. O servi√ßo do DNS √© configurado para executar no contexto da conta ‚ÄúLocal System‚ÄĚ. A administra√ß√£o e configura√ß√£o do DNS √© feita atrav√©s do console DNS, o qual pode ser acessado atrav√©s da seguinte op√ß√£o: Iniciar -> Programas -> Ferramentas administrativas -> DNS. Nas pr√≥ximas partes deste tutorial, voc√™ aprender√° a executar algumas a√ß√Ķes de administra√ß√£o do DNS.

Instalando o DNS no Windows Server 2003:

Por padrão, o DNS não é instalado durante a instalação do Windows Server 2003. Ao instalar o Active Directory, tornando o servidor um DC, o assistente do Active Directory precisa se comunicar com um servidor DNS que seja a autoridade para o domínio do qual fará parte o DC. Pode ser qualquer servidor DNS da rede, inclusive servidores DNS baseados no UNIX. Somente será possível utilizar servidores DNS no UNIX, se a versão do DNS for a BIND 8.1.2 ou superior.

Se não for possível localizar um servidor DNS, o assistente do Active Directory instala o DNS no servidor que está sendo promovido a DC. O DNS é instalado como um serviço e configurado para iniciar automaticamente. A maioria das tarefas de administração do DNS podem ser executadas com o console DNS, o qual é acessado através do menu Start -> Administrative Tools (Iniciar -> Ferramentas Administrativas).

Neste ítem você aprenderá a instalar o serviço DNS em um servidor Windows Server 2003. Você verá que a instalação do DNS é extremamente simples.

Nota : Se voc√™ tem servidores DNS baseados no NT Server 4.0 ou no Windows 2000 Server, voc√™ pode fazer a migra√ß√£o destes servidores para o Windows Server 2003. Todas as configura√ß√Ķes do DNS j√° existentes ser√£o mantidas. Primeiro deve ser feita a migra√ß√£o dos servidores DNS prim√°rios (onde est√° a zona prim√°ria de cada dom√≠nio) e depois a dos servidores DNS secund√°rios.

Instalando o DNS no Windows Server 2003

Para instalar o DNS siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2. Abra o Painel de Controle: Start -> Control Panel (Iniciar -> Painel de Controle).

3. Dê um clique duplo na opção Add or remove programs (Adicionar ou remover progrmas).

4. Ser√° exibida a janela Add or remove programs (Adicionar ou remover progrmas). Nas op√ß√Ķes do lado esquerdo da janela, d√™ um clique na op√ß√£o Add/Remove Windows Components (Adicionar ou Remover Componentes do Windows)

5. Ser√° aberto o assistente de componentes do Windows.

6. O DNS √© classificado como um servi√ßo de rede ‚Äď Networking Services. Localize esta op√ß√£o e d√™ um clique para marc√°-la, conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - A opção Networking Services.

7. Clique no botão Details… (Detalhes), para exibir a lista de serviços de redes disponíveis.

8. Será aberta a janela Networking Services. Na lista de serviços que é exibida, marque a opção Domain Name System (DNS), conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - Selecionando o DNS para instalação.

9. Dê um clique em OK. Você estará de volta ao assistente de componentes do Windows.

10. Clique em Next (Avançar), para seguir para a próxima etapa do assistente.

11. O Windows Server 2003 inicia o processo de instalação e emite mensagens sobre o andamento da instalação. Durante a etapa de cópia dos arquivos você pode ser solicitado a inserir o CD de instalação do Windows Server 2003 no drive, conforme exemplo da Figura a seguir:


Figura - O assistente solicita o CD de instalação do Windows Server 2003.

12. O assistente detecta que o CD foi inserido no drive e continua o processo de instalação.

13. A tela final do assistente é exibida com uma mensagem informando que o assistente foi concluído com sucesso. Clique em Finish (Concluir) para fechar o assistente.

14. Você estará de volta à janela Add/Remove Programs. Feche-a.

Pronto, o DNS foi instalado e est√° pronto para ser configurado. N√£o √© preciso reinicializar o servidor para que o DNS possa ser utilizado. O DNS √© instalado como um servi√ßo e configurado para ser inicializado automaticamente. O servi√ßo do DNS √© configurado para executar no contexto da conta ‚ÄúLocal System‚ÄĚ. ‚ÄĚ. A administra√ß√£o e configura√ß√£o do DNS √© feita atrav√©s do console DNS, o qual pode ser acessado atrav√©s da seguinte op√ß√£o: Iniciar -> Ferramentas administrativas -> DNS. Nas pr√≥ximas partes deste tutorial, voc√™ aprender√° a executar algumas a√ß√Ķes de administra√ß√£o do DNS, no Windows Server 2003.

Conclus√£o

Nesta parte do tutorial, mostrei como fazer a instalação do DNS no Windows 2000 Server e no Windows Server 2003.

As pr√≥ximas partes deste tutorial, segundo dentro da filosofia de apresentar a√ß√Ķes pr√°ticas, voc√™ aprender√° sobre a cria√ß√£o de zonas prim√°rias e secund√°rias, no DNS do Windows 2000 Server e do Windows Server 2003.