Vamos começar hoje com algumas perguntas:
 
Versionar código é importante?
Ter seu próprio repositório de código é importante?
Deixar seu código na internet pode ser uma coisa boa para você criador de código?
O que as empresas estão fazendo hoje em dia sobre versionamento e repositório de código na Internet quando vai contratar programadores?
 
Antigamente as empresas faziam testes de programação na prática para contratar um programador e hoje elas estão pedindo o link do Git Hub para ver os código feitos em seu nome. Dependendo do que é feito a empresa pode confiar no programador para fazer a tarefa que precisa.
 
Note que a empresa não está mais perdendo tempo em fazer uma prova, corrigí-la para depois selecionar o candidato. Ao receber o currículo, a empresa já solicita o link do Git. Uma plataforma aberta e ao mesmo tempo paga para aqueles que não são estudantes. Se você for estudante, o Git pede o e-mail de aluno para liberar o acesso sem pagar nada mensalmente. Se você não é aluno, terá que pagar um valor mensal para guardar seus códigos de forma privada.
 
Eu falo aos meus alunos para aproveitarem a oportunidade que tem para desenvolver código, mas muitos estão apenas passando pelo curso, sem interesse de aprender e querem apenas o diploma. Só que agora as empresas estão espertas.
 
A empresa Microsoft adotou, depois da entrada do novo CEO, a plataforma e repositório Git Hub como versionamento oficial da empresa para código livre. E o que faz a plataforma?
 
- Guarda seu código fonte de qualquer natureza ou linguagem;
- Versiona, ou seja, qualquer alteração feita em arquivo o sistema pode te informar quem fez, o que foi alterado, data e diferenças entre o arquivo antigo e outro;
- Se você tem uma conta privada, você pode guardar sua programação sem que qualquer pessoa veja, mas se a conta é pública, qualquer pessoa pode pegar, olhar e fazer download.
 
Existem outras plataformas de versionamento de código. Antigamente eu usava o Visual Source Safe, um antigo software da Microsoft que fazia a mesma coisa que o Git, mas era tudo local. Inclusive eu usava o programa para versionar documentos, planilhas, apresentações e outros arquivos. Isso mesmo, meus documentos era versionados para não perder qualquer informação.
 
A Microsoft disponibiliza gratuitamente e para qualquer pessoa, a ferramenta online Team Foundation no endereço www.visualstudio.com mas com um limite de pessoas trabalhando no mesmo projeto. O Team Foundation disponibiliza também a metodologia Scrum na plataforma, ou seja, você tem relatórios de produtividade do desenvolvedor, agendar tarefas, ver as tarefas realizadas, ver as metas e se o projeto vai atrasar.
 
Estas são as duas ferramentas que tenho mais contato quando se fala de versionamento, por isso eu resolvi escrever pra você leitor indicando o melhor caminho. Passe a informação pra frente e comece a utilizar uma ferramenta de versionamento de código o mais rápido possível. Não perca tempo!
 
Espero que tenha gostado um pouco e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org.
 
Fontes: