Artigo

Criando XML a partir do DataSet Tipado com Visual Studio.NET 2005 – Parte I

Olá pessoal, meu nome é Maurício Júnior e estou disposto a mostrar como desenvolver criando arquivo XML a partir de um DataSet tipado usando a IDE Visual Studio.NET 2005.

 

Antes de começar, é importante primeiro baixar a ferramenta do site da Microsoft gratuitamente. (1.1 – XML).

 

Referência: 1.1- XML

 

Segue o link para baixar a ferramenta Express.

http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/default.aspx

 

 

Começando com o artigo, o primeiro de tudo é criar o projeto web, bom isso você deve estar enjoado de fazer. Criei apenas um projeto web normal, depois criei o arquivo .xsd. Cliquei com o botão direito do mouse em cima do projeto para adicionar mais um item. (1.2 – XML).

 

Referência: 1.2 – XML

 

Mudou um pouco a forma de adicionar mais um item em relação ao Visual Studio.NET 2005 e 2003. Só clicar com o botão direito e ir até a opção ADD NEW ITEM...

 

Depois desse passo, cliquei na opção DATASET, ou seja, o arquivo fica com a extensão .XSD. (1.3 – XML )

 

 

 

Referência: 1.3 – XML

 

Cliquei no botão OK, a IDE cria o mesmo dentro do projeto seguindo com a tela TABLEADAPTER CONFIGURATION WIZARD, onde é indicada uma base de dados que será usado para os campos ficarem iguais aos da tabela do banco de dados, ou seja, os campos serão idênticos, tanto do XSD quanto da tabela do banco de dados. (1.4 – XML)

 

Referência: 1.4 – XML.

 

É importante indicar a fonte do banco de dados para a configuração do arquivo DATASET. No meu caso, não estarei configurando a fonte de dados para esse XSD, ou seja, será manualmente para melhor entendimento. Quero deixar claro que criar com o WIZARD fica da mesma forma e dá menos trabalho. Depois de clicar no CANCEL, cliquei com o botão direito na parte XSD, busquei a opção ADD e depois DATATABLE. (1.5 – XML)

 

Referência: 1.5 – XML.

 

Na referência 1.6 – XML mostra como ficou a Table criada.

 

Referência: 1.6 – XML

 

 

Trate esse datatable como se fosse uma tabela no banco de dados. Agora é necessário criar as colunas dentro da tabela. Cliquei com o botão direito em cima da tabela, escolhi a opção ADD e em seguida escolhi COLUMN. (1.7 – XML).

 

Referência: 1.7 – XML

 

Com isso, consigo editar o nome da coluna, mudando as propriedades necessárias de tipo de dados e muito mais. Note as propriedades de cada coluna usando os properties da própria IDE. (1.8 – XML)

 

 

Referência: 1.8 – XML.

 

Essa primeira parte mostra como criar e montar um arquivo XSD, ou seja, um dataset tipado. Cada pessoa cria o dataset de acordo com sua tabela no banco de dados, ou o retorno do select do banco de dados. Criei todas as colunas que preciso dentro do arquivo. O mesmo ficou com alguns campos. (1.9 – XML)

 

Referência: 1.9 – XML

 

 

Bom, fico por aqui e no próximo passo é gerar o XML de acordo com esse dataset tipado. Até a próxima e espero ter ajudado alguma coisa.

 

 

Mauricio Junior

mauricio@ascompras.com

www.ascompras.com

www.aspneti.com

 

  • Mauricio Junior

    Mauricio Junior