Um recente estudo realizado pela empresa de consultoria Applied Scientific Methods (ASM) constatou que, para o próximo ano haverá um crescimento na utilização, bem como, nos investimentos em soluções de Business Intelligence no Brasil. Esta pesquisa, encomendada pela Visia Solutions, foi aplicada em 73 empresas brasileiras com mais de 250 colaboradores.

Dentre as empresas participantes, 64% possuem algum tipo de solução de Business Intelligence e, entre estas empresas, a função mais utilizada é a de Query e Reporting, presente em 84%. Outras funções que também possuem alto nível de utilização são Data Warehouse, presente em 74% e Dashboarding em 73%.

Ferramentas com funções de Datamining e Budgeting, Planning e Forecasting são as funções menos utilizadas dentre as empresas participantes, presentes em 45% e 58% das companhias, respectivamente.

Apesar de serem as soluções que possuem maior penetração dentre as empresas participantes, Query e Reporting e Dashboarding estão entre as funções com as quais as empresas possuem menor grau de satisfação.

Com relação à utilização destas ferramentas nas empresas, os Departamentos de Marketing e Financeiro são os que mais demandam ferramentas analíticas e BI, seguidos pelo departamento de Vendas. Os departamentos de Produção e Recursos Humanos são os que, atualmente, possuem menor utilização destas ferramentas.

Quanto às perspectivas para os anos de 2012 e 2013, o estudo apontou que 55% das companhias realizarão investimento em Dashboarding, 49% em Data Warehouse e 42% em Consolidação Financeira. Do total de empresas entrevistadas, 41% posicionam os investimentos em Business Intelligence entre as três prioridades de investimento em TI para o próximo ano.

Fonte: Decision Report