🔥 Apps, books, system as a service, podcast and more



Servidor Integrado . Visual Studio.NET



Olá pessoal, nos últimos e-mails que tenho recebido com dúvidas e sugestões, os desenvolvedores “iniciantes” estão duvidosos em relação ao IIS do Visual Studio.NET 2008, por exemplo, querem dar acesso a um WebService desenvolvido em uma porta específica.

 

Bom, vou começar a falar dos antigos editores. Por exemplo: O Visual Studio.NET 2003 não existia essa funcionalidade de vir um servidor web embutido na ferramenta de desenvolvimento. Antigamente, para instalar a versão 2003, tinha que ter instalado na máquina o IIS (Internet Information Services). Era obrigatório ter instalado na máquina um servidor de serviço web.

        

A partir da versão 2005, já não era obrigatório ter instalado na máquina o IIS para ser feita a instalação do Visual Studio.NET. Foi um grande avanço a ferramenta, pois já havia servidor integrado que se posicionava em uma porta específica. Por exemplo: http://localhost:1120 que era criado no momento do starting do projeto. O resultado foi a máquina mais rápida por ter menos uma coisa instalada.

 

A versão 2008 continuou com esse servidor integrado, facilitando mais e mais a vida do desenvolvedor. Houve melhorias deixando mais seguro e mais rápido. Não é a toa que a versão 2008 é bem mais rápida que as versões anteriores.

 

Toda essa explicação funciona quando um aplicativo é feito para a Web. Mesmo assim, a Microsoft não poderia deixar um produto tão robusto (IIS) para trás, portanto é necessário que tenha o IIS e que seja configurado no servidor onde a aplicação será colocada, isto é, o servidor Windows Server 2003 ou em versão antiga. O aplicativo desenvolvido e testado na porta http://localhost:1120 precisa ser necessariamente configurado no IIS, com a versão do framework.

 

Se você, desenvolvedor, tentar acessar esse endereço http://localhost:1120 de outra máquina, mesmo que seja o IP, a aplicação não funcionará. Isso porque existem várias regras de segurança e, o endereço gerado foi feito apenas para ser acessado localmente. Para o aplicativo funcionar, basta gerar um endereço virtual na máquina local, configurar versão do framework e pronto.

 

Qualquer dúvida, favor entrar em contato enviando comentário.

Espero ter ajudado.


Sign up to our newsletter

Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.

Top