🔥 Apps, books, system as a service, podcast and more



O que aconteceu pra ela ser hackeada?


Fonte Foto: 2BP

Bom, todo mundo do Brasil está sabendo sobre o que aconteceu com a atriz global estes dias. Algumas fotos íntimas tiradas por ela para o marido caiu na rede, depois de supostamente o computador ser hackeado. Mas vamos entender o que aconteceu direito para que você também não caia nessa. 

Primeiro de tudo, ela usa um laptop da marca Apple chamado Macbook. Esse sistema operacional precisa de permissão para executar comandos. Ela não foi hackeada desse jeito. Nenhum programa foi instalado na máquina para pegar o que digitava.

Então como conseguiram que pegassem as fotos? 

A resposta dessa pergunta é simples. Os hackers do mal gostam de mandar vários e-mails como SPAM ou MALWARE tentando atiçar a sua curiosidade para que, acabe clicando em links que falam uma coisa, mas fazem ou acontecem outra. 

Ela recebeu um e-mail com um link para um site específico como o Twitter por exemplo. Só que ao clicar no link, o site foi redirecionado para outro feito pelos próprios hackers. Esse site feito por eles tem o objetivo de gravar os dados digitados como e-mail, senha e nome. 

Depois que ela clicou no link, achando que iria para o Twitter por exemplo, ela foi para o site que o hacker criou, ela digitou a senha e o login. Os dados foram enviados para o hacker na mesma hora. 

Até aqui nenhuma foto tinha sido roubada, só a senha que ficou gravada e foi enviada para o hacker. Com a senha, o hacker conseguiu entrar no e-mail dela porque era a mesma senha e usuário. Esse foi o primeiro erro da parte da atriz. Não podemos usar a mesma senha pra tudo, se houver suspeita de invasão, mude a senha mais rápido possível. 

Entrando no e-mail dela, o hacker conseguiu pegar as fotos íntimas. Isso porque as fotos estavam armazenadas na web, ela mandou para o marido e deixou gravado no e-mail que estava na nuvem. Esse foi o segundo erro dela. 

Hoje existem vários e-mails que ficam na nuvem como Gmail, Hotmail, Yahoo e outros. O problema dos e-mails que ficam na nuvem é que, se alguém entrar ou conseguir a senha poderá ver todos os e-mails enviados, na caixa de entrada e rascunhos sem qualquer problema. 

Se fosse armazenado no e-mail local usando algum cliente como M@il (já vem no Macbook), Outlook ou Thunderbird tirando da web, não teria acontecido o problema das fotos. As fotos estariam no computador e não na nuvem aberta para o hacker com o usuário e senha.

O primeiro erro: confiar no link recebido por e-mail, clicar sem verificar o endereço direito e digitar os dados iguais ao e-mail como a senha.

O segundo erro: deixar as fotos armazenadas no e-mail da nuvem, não usar cliente de e-mail e não trocar a senha de tempos em tempos.

Bom, espero que você não caia nesse tipo de golpe, isso acontece com todo mundo que recebe e-mail não desejado. Não saia clicando nos links sem parar o mouse em cima pra ver o real endereço. 

Qualquer dúvida sobre segurança, entre em contato conosco pelo Fale Conosco ou fazendo o seu comentário.

Sign up to our newsletter

Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.

Top