Back
Theme:

É difícil aprender a programar?


Você acha que é difícil aprender a programar?

Date: Thursday, August 1, 2024
1 answers | 40 view(s)
by Mauricio Junior

Answers

Aprender a programar é difícil?

Essa é uma das perguntas que me fazem sempre quando sabem que eu sou programador, engenheiro de software, arquiteto de software ou engenheiro da informação. A grande questão aqui é: - o que na vida não é difícil hoje em dia?

Você só pode comparar o hoje com o que já passou, vamos ver alguns tópicos:

  1. Você percebeu que não precisa ficar mais 5 anos em uma faculdade ou universidade para aprender a programar?
  2. Você percebeu que não precisa gastar tanto dinheiro hoje para aprender a programar?
  3. Você percebeu que a prática vai fazer ficar melhor do que só ficar ouvindo teoria?
  4. Você percebeu que quanto mais exemplos, vídeos, apostilas, livros e artigos você ler, estudar e fizer; você vai ficar melhor a cada dia?
  5. Você percebeu que não do dia para a noite que as coisas acontecem? Não é como uma rede social que passa de um poste para o outro tão rápido, o aprendizado hoje em dia fica muito superficial e nada se aprende.

Esses cincos tópicos são os que no mínimo me fazem pensar que hoje em dia é muito mais fácil aprender a programar do que antigamente. Mas você precisa de esforço, dedicação, insistência, tempo e fazer muitos exemplos para aprender de verdade.

Com o Youtube e plataforma.academy você pode aprender um pouco a cada dia sem ter medo de errar e com o tempo você pode começar um estágio, free lance, ou até mesmo fazer um teste para começar a trabalhar em uma empresa como programador de verdade. Foi ajudando uma pessoa no passado que ele passou de suporte para programador, fez um teste e na prova caiu exatamente o que ele tinha estudado no meu livro de programação.

A minha dica para começar é:

  • Começe pela Web
  • Aprenda sobre banco de dados
  • Aprenda sobre segurança e criptografia
  • Aprenda um pouco sobre mobile
  • Comece a entender sobre API e a comunicação entre diversos sistemas

Tudo isso você tem na plataforma.academy para aprender da melhor forma possível, alguns cursos grátis e outros cursos pagos, mas com baixo custo e grande aprendizado. Já tem ajudado muita gente e pode ajudar você a virar um programador.

Espero que tenha gostado e te ajudado um pouco e qualquer dúvida pode entrar em contato comigo pelo site mauriciojunior.net.

image

Thursday, August 1, 2024

Mauricio Junior


25