Neste artigo, irei falar sobre algumas linguagens e ferramentas  para desenvolvimento com Mac OS.

A plataforma Mac vem crescendo bastante, depois que os computadores da empresa de Cupertino, começaram a vir com processadores da INTEL, muitos usuários e desenvolvedores do mundo Linux e principalmente windows descobriram o Mac como uma plataforma computacional. As desculpas antigas tais como: Mac não roda Windows, os computadores da Apple são apenas para artistas gráficos, são computadores caros e tantos outros mitos que foram criado em torno desta plataforma cairam por terra. Hoje esta plataforma pode ser usada por uma grande variedade de usuários de todos os níveis e com certeza usar o Mac é uma experiência maravilhosa, falo isto com conhecimento de causa, há 15 anos usando plataformas da Microsoft e sistemas operacionais padrão posix como o Linux.

Mas o objetivo desde artigo é falar sobre desenvolvimento para a plataforma Apple, quando falo isto levem em conta o famoso IPHONE, IPOD TOUCH e os computadores Mac.

Existem v√°rias tecnologias para desenvolvimento na plataformas da Apple, abaixo cito algumas:

JAVA: Como linguagem multiplataforma desde o seu inicio esta tecnologia tamb√©m esta presente na plataforma Apple, em rela√ß√£o aos dispositivos m√≥veis como Iphone e o Ipod, n√£o existe a possibilidade de se programar com Java ainda, ou seja o J2Me ainda n√£o roda nestes dispositivos, mas em rela√ß√£o aos computadores, podem ser feitas aplica√ß√Ķes de desktop.

PYTHON: A famosa linguagem está disponível no sistema da maçã, sendo um descendente legitimo da nobre família posix, o Mac Os traz esta linguagem instalada como padrão e os programadores python, precisam apenas carregar o interpretador e mãos a obra. Para aplicativos gráficos eles podem usar o PYObjc que permite acessar a Cocoa ( Que nome né!! ) a biblioteca que acessa as API gráficas do Mac ) ou seja aplicativos podem ser feitos com Python usando a interface gráfica nativa da Apple.

QT: A Qt é uma biblioteca gráfica consagrada, muitos softwares famosos, foram feitos com ela, só para citar alguns: Skype, KDE no Linux e outros.
 Sendo uma biblioteca multiplataforma e com o detalhe interessante que roda nativamente, ou seja as aplica√ß√Ķes s√£o compiladas para o sistema que ela vai rodar, ela tem um port para o Mac Os, nos meus estudos instalei e funcionou perfeito, nos pr√≥ximos artigos falarei mais sobre a QT. Como a maioria j√° sabe, para usar a QT no Mac √© pr√©-requisito conhecer C++.
 Para os programadores que j√° trabalham com esta tecnologia √© uma √≥tima op√ß√£o.

Objective-C:  O Objective √© a linguagem oficial para desenvolvimento na plataforma Apple, √© uma linguagem orientada a objetos, √© um subconjunto da linguagem C e herda caracter√≠sticas da SmallTalk. Nos meus primeiros contatos, me adaptei muito bem a linguagem, quem vem do Java e do C++ os conhecimentos de orienta√ß√£o a objeto fazem uma diferen√ßa enorme. A curva de aprendizado √© um pouco maior, mas com certeza vai valer a pena o esfor√ßo, pois abre a perspectiva de desenvolvimento para Iphone e Ipod Touch com o framework Cocoa. O material em portugu√™s √© escasso, mas quem n√£o tem problema com a "l√≠ngua da rainha" vai encontrar muita documenta√ß√£o na internet.

COCOA: Cocoa n√£o √© linguagem, √© um framework para desenvolver aplica√ß√Ķes para o mundo Apple, pode ser usado com v√°rias linguagens: Python, Ruby e outras.
Junto com o objective-c forma a dupla oficial da Apple para o desenvolvimento de aplica√ß√Ķes desktops e m√≥veis, realmente quem estiver interessado em desenvolver n√£o s√≥ apenas para desktops Mac, mas tamb√©m para Iphone e Ipod esta √© a fronteira a ser ultrapassada, mas com certeza valer√° o esfor√ßo.

XCode: O Xcode é a IDE de desenvolvimento oficial da Apple, é muito interessante e simples de utilizar, vem nos discos do Mac OS e pode ser instalada também via Web.

Interface Builder: Desenha as interfaces gr√°ficas que ser√£o utilizados nos programas, √© integrado ao Xcode e depois que se aprende os segredos das conex√Ķes entre os objetos da interface e as classes dos programas, fica muito legal de se usar.

Bem, existem outras ferramentas, mas o objetivo era dar uma idéia geral de algumas tecnologias que podem ser usadas.