A mais nova tecnologia de apresentação para web foi anunciada no evento MIX. Esta, recentemente ganhou o nome oficial de Siverlight, trata-se de um plug-in para o navegador do cliente que interpreta arquivos Xaml (Extensão utilizada pelo modelo de apresentação do Windows Vista). Com este plug-in você poderá transportar a robustez dos elementos gráficos do Windows Vista para as suas aplicações web!
Uma das vantagens de utilizar a tecnologia Silverlight é que você dispõe dos recursos de animações, streaming de vídeo, tratamento de eventos do mouse e muito mais, independente do navegador ou sistema operacional que o usuário utiliza. O Silverlight foi testado também em browsers como Firefox e Safari.
O Silverlight possui atualmente duas versões. A versão 1.0 esta em Beta e utiliza a linguagem javascript para programação, já a versão alpha 1.1 possibilita a programação em CLR, nas linguagens VB.Net ou C#. Tudo o que você precisa para começar a desenvolver utilizando Silverlight é:
• Uma página web (HTML estático ou Aspx) que servirá de container para o controle gráfico.
• Referência para API do Silverlight (arquivo javascript contido no SDK).
• Arquivo Xaml que será apresentado.
• Javascript ou DLL compilada com o seu código de manipulação dos elementos visuais.
Veja também o artigo de título "Introdução ao Silverlight" que foi publicado no MSDN Brasil recentemente. Através dele, você poderá conhecer mais sobre essa nova tecnologia.