Tutorial de TCP/IP – Parte 36 – DHCP – Instalação do DHCP no Windows 2000 Server

Introdução:

 

Prezados leitores, esta √© a d√©cima sexta parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o m√≥dulo que eu classifiquei como Introdu√ß√£o ao TCP/IP. O objetivo do  primeiro m√≥dulo (Parte 01 a 20) foi apresentar o TCP/IP, mostrar como √© o funcionamento dos servi√ßos b√°sicos, tais como endere√ßamento IP e Roteamento e fazer uma apresenta√ß√£o dos servi√ßos relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conex√£o Internet e NAT. Nesta segunda parte da s√©rie, que ir√° da parte 20 at√© a parte 40 ou 50 (ou quem sabe at√© 60), apresentarei as a√ß√Ķes pr√°ticas, relacionadas com os servi√ßos DNS, DHCP e WINS no Windows 2000 Server.

 

Para um curso completo sobre a instalação e Administração do DNS,no Windows 2000 Server, consulte, um dos livros indicados a seguir.

 

LIVRO IMPRESSO

MANUAL DE ESTUDOS PARA O EXAME 70-217 ‚Äď 752 p√°ginas

Um curso completo de Active Directory no Windows 2000 Server

 

E-BOOK EM FORMATO PDF

MANUAL DE ESTUDOS PARA O EXAME 70-216 ‚Äď 712 p√°ginas

Aprenda sobre o DNS, DHCP, WINS, RRAS, Roteamento, IPSEc, etc.

 

 

Nesta Parte 36, eu inicio uma série de tutoriais sobre o serviço de DHCP no Windows 2000 Server. Eu mostrarei como instalar, configurar, e administrar o DHCP Server, em redes baseadas no Windows 2000 Server. Para uma Introdução a teoria do DHCP, consulte o seguinte endereço:

http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p9.asp

 

Neste endereço você encontra uma Introdução ao DHCP

 

Neste e nos pr√≥ximos tutoriais desta s√©rie, voc√™ aprender√° a executar in√ļmeras tarefas e opera√ß√Ķes relacionadas a implementa√ß√£o e administra√ß√£o do DHCP. Desde a instala√ß√£o do servi√ßo, a autoriza√ß√£o do servidor no Active Directory, a cria√ß√£o e configura√ß√£o de escopos, ativa√ß√£o de escopos, cria√ß√£o de faixas de exclus√£o, cria√ß√£o de reservas, manuten√ß√£o da base de dados do DHCP, uso do comando ipconfig para liberar e renovar uma concess√£o do DHCP, cria√ß√£o de super-escopos e o conceito e implementa√ß√£o de DHCP Relay Agent.

 

Instalação do servidor DHCP no Windows 2000 Server

 

Por padr√£o, o DHCP n√£o √© instalado durante a instala√ß√£o do Windows 2000 Server. Por√©m, na pr√°tica, dificilmente voc√™ deixar√° de utilizar o DHCP, optando por fazer as configura√ß√Ķes do protocolo TCP/IP manualmente.

O DHCP √© um servi√ßo, assim como o DNS e o WINS e √© instalado de maneira semelhante a estes dois. A maioria das tarefas de administra√ß√£o do DHCP podem ser executadas com o console DHCP, o qual √© acessado atrav√©s do menu: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas. O console DHCP passa a estar dispon√≠vel depois que o servi√ßo DHCP for instalado. Voc√™ tamb√©m pode usar o console DHCP para se conectar e administrar remotamente, outros servidores DHCP da rede. Com isso, a partir de um √ļnico console, centralizadamente, o administrador pode gerenciar os v√°rios servidores DHCP existentes na rede.

Neste ítem você aprenderá a instalar o DHCP em um servidor. Você verá que a instalação do DHCP é extremamente simples.

 

Exemplo: Instalando o DHCP - Para instalar o DHCP siga os passos indicados a seguir:

 

1.       Fa√ßa o logon como administrador ou com uma conta com permiss√£o de administrador.

2.       Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Configura√ß√Ķes -> Painel de Controle.

3.       D√™ um clique duplo na op√ß√£o Adicionar ou remover progrmas.

4.       Ser√° exibida a janela Adicionar ou remover progrmas. Nas op√ß√Ķes do lado esquerdo da janela, d√™ um clique na op√ß√£o Adicionar ou Remover Componentes do Windows.

5.       Ser√° aberto o assistente de componentes do Windows.

6.       O DHCP √© classificado como um Sservi√ßo de rede (Networking Services). Localize esta op√ß√£o e d√™ um clique para marc√°-la, conforme indicado na Figura a seguir:


Figura - A opção Serviços de rede.

7.       Clique no bot√£o Detalhes, para exibir a lista de servi√ßos de redes dispon√≠veis.
8.       Ser√° aberta a janela Servi√ßos de rede. Na lista de servi√ßos que √© exibida, marque a op√ß√£o Protocolo de configura√ß√£o din√Ęmica de hosts (DHCP), conforme indicado na Figura a seguir:

 


Figura - Selecionando o DHCP para instalação.

9.       D√™ um clique em OK. Voc√™ estar√° de volta ao assistente de componentes do Windows.

10.     Clique em Avan√ßar, para seguir para a pr√≥xima etapa do assistente.

11.     O Windows 2000 Server inicia o processo de instala√ß√£o e emite mensagens sobre o andamento da instala√ß√£o. Durante a etapa de c√≥pia dos arquivos voc√™ pode ser solicitado a inserir o CD de instala√ß√£o do Windows 2000 Server no drive. Se for solicitado, insira o cd de instala√ß√£o do Windows 2000 Server no driver de CD e clique em OK para continuar a instala√ß√£o.

12.     A tela final do assistente √© exibida com uma mensagem informando que o assistente foi conclu√≠do com sucesso. Clique em Concluir para fechar o assistente.

13.     Voc√™ estar√° de volta √† janela Addicionar ou Remover Programas. Feche-a.

Pronto, o DHCP foi instalado e est√° pronto para ser configurado. N√£o √© preciso reinicializar o servidor para que o DHCP possa ser utilizado. O DHCP √© instalado como um servi√ßo e configurado para ser inicializado automaticamente. O servi√ßo do DHCP √© configurado para executar no contexto da conta ‚ÄúLocal System‚ÄĚ.

Agora é hora de avançarmos um pouco mais. Inicialmente você aprenderá a autorizar o servidor DHCP no Active Directory e o porquê é necessária esta autorização. Em seguida (já nas próximas partes deste tutorial), você aprenderá a criar e a configurar escopos . Também aprenderá sobre o conceito de faixa de exclusão e reservas.

 

Autorizando o servidor DHCP no Active Directory

 

Após ter instalado o servidor DHCP, o próximo passo é autorizar o servidor DHCP no Active Directory. Somente membros do grupo Enterpries Admins (Administradores de empresa) é que tem autorização para autorizar um servidor DHCP no Active Directory. A autorização obrigatórioa no Active Directory é uma medida de segurança.

 

Se n√£o fosse obrigat√≥ria a autoriaza√ß√£o do DHCP no Active Directory, qualquer usu√°rio poderia instalar o servi√ßo DHCP, em um servidor com o Windows 2000 Server, configurar um escopo e passar a conceder endere√ßos IP para os clientes da rede. O pior √© que este usu√°rio poderia fornecer configura√ß√Ķes incorretas, o que faria com que os clientes n√£o pudessem se comunicar na rede. Isso iria gerar chamadas a equipe de suporte, sem contar que seria dif√≠cil detectar onde est√° o servidor DHCP que est√° fornecendo concess√Ķes incorretas.

N√£o esque√ßa: Se o servidor DHCP n√£o for autorizado no Active Directory, ele n√£o poder√° fornecer concess√Ķes de endere√ßos para os clientes DHCP. Na pr√°tica √© como se o servidor DHCP n√£o tivesse sido instalado. Voc√™ pode criar e ativar escopos antes de autorizar o servidor DHCP no Active Directory, por√©m ele n√£o poder√° fornecer concess√Ķes enquanto n√£o for autorizado no Active Directory. Se voc√™ est√° se preparando para os exames do MCSE 2000 fique atento, pois isto √© um assunto que gosta de aparecer em quest√Ķes dos exames.

 

Para autorizar o servidor DHCP no Active Directory, siga os passos indicados a seguir:

1.       Fa√ßa o logon com uma conta pertencente ao grupo Enterprise Admins.

2.       Abra o console DHCP: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> DHCP.

3.       Ser√° exibido o console de administra√ß√£o do DHCP. No painel da esquerda, clique no nome do servidor DHCP a ser autorizado, para marc√°-lo.

4.       Selecione o comando A√ß√£o -> Autorizar.
5.       Pronto, o servidor DHCP foi autorizado no Active Directory e est√° pronto para ser utilizado.

 

Conclus√£o

Neste parte do tutorial você aprendeu a instalar o servidor DHCP e a autorizá-lo no Active Directory. O próximo passo é criar e ativar escopos. Este é justamente o assunto das próximas partes desta série de tutoriais.