image

Olá, leitores, hoje eu vou colocar aqui um texto para refletirmos baseado na minha experiência vivida até hoje na área de desenvolvimento de software e tecnologia. Alguns pensam que, transformação digital é uma coisa que vai chegar de outro mundo, mas ninguém vê que já começou a muito tempo atrás com:

  • A digitalização de documentos por exemplo: muitas empresas até hoje têm dificuldades disso, ou seja, não digitalizou nada ainda e tudo está em papel.
  • A maneira de anunciar produtos e serviços que passou do papel em jornal para outdoors, lista de e-mails, web site e agora nas redes sociais com algoritmos que te entendem e oferecem o que você está precisando no momento; não mais aquilo que você já comprou ou pesquisou na Internet uma vez. Eu não sei se você lembra Mauricio Junior que, depois de buscar um livro para comprar e depois de comprar, a Internet e os sites ainda ficavam oferecendo para você através de banners e anúncios o mesmo livro, pois é, essa fase acabou porque agora os algoritmos sabem que você já tem e começam a oferecer outros produtos e serviços.

A transformação digital será para aqueles que realmente quiserem ainda estarem no mercado de trabalho. Empregos novos estão surgindo Mauricio Junior, empregos que ainda não tínhamos a 2 anos atrás. Aqui nos Estados Unidos Mauricio Junior, temos placas de emprego em todo lugar com boas empresas contratando porque as pessoas não querem trabalhar ou não tem capacidade. Ontem mesmo eu estava conversando com uma amiga e concordamos e estamos sem entender por que agora as pessoas querem as coisas mais fáceis sem trabalhar. Ela chama a geração de fast food porque 3 minutos já é muito para esperar, sendo que a transformação digital surge da necessidade e com o que vamos precisando, vamos criando; um exemplo disso é a pandemia que veio e nos adaptamos devido a necessidade de trabalhar de casa e ficarmos isolados. Agora imagina, se não tem necessidade, não tem avanço e não tem transformação digital.

Na minha área de programação de software, aplicativo e web site, existem salários ótimos esperando pessoas dispostas a enfrentar a transformação digital dia a dia, porque é um desafio resolver problemas, é um desafio criar um software, é desafio fazer o cliente satisfeito e as pessoas não querem mais "desafios" na vida. Querem virar gerentes sem mesmo saber arrumar a cama do quarto quando acorda, ou então não sabem nem gerenciar a própria vida.

O Mauricio Junior aqui é muito de "skin the game" ou podemos traduzir como "pele em risco" que significa que a teoria é muito diferente da prática e eu só acredito se houver prática para quem está falando que pode acontecer. O resumo geral disso é que, sem a prática que leva a ação, a transformação digital na sua vida não vai acontecer e o mundo pode ficar totalmente estranho para você.

Aqui nos Estados Unidos eu percebi uma transformação digital sobre os cartões de crédito físico. Todas as empresas, postos de gasolina e até a empresa da esquina tem máquina de cartão para passar, mas a segurança de cartão aqui é totalmente diferente da segurança do Brasil. Qualquer pessoa com um cartão compra e vai embora sem mesmo ser questionado e por várias vezes as pessoas possuem o cartão clonado de maneiras diferentes como:

  • O atendente já retornou um cartão diferente e ficou com o da pessoa;
  • A máquina do posto de gasolina clonou na hora o cartão da pessoa que começou a ser utilizado minutos depois em uma loja totalmente diferente;
  • Apenas com os números da frente e tirando uma foto do cartão eu consigo comprar em sites como o da Amazon e por ai vai.

Com a necessidade de parar as fraldes, aqui existe a carteira digital ou aplicativos que você pode utilizar para fazer o pagamento sem precisar colocar o cartão físico dentro de uma máquina ou mesmo entrar para o atendente "bem ou mal" intencionado.

Basta aproximar o meu relógio ou celular da máquina depois de autenticar com o meu dedo ou face, então a comunicação é feita de forma segura e ninguém que possa te prejudicar, fica sabendo das informações para usar seu cartão indevidamente. Ontem eu até ensinei a uma pessoa que mora no Texas a como utilizar o aplicativo de posto de gasolina para colocar gasolina no carro sem precisar colocar o cartão físico na máquina, sim, aqui tem disso, um goiano ensinando um americano a fazer algo de transformação digital.

Afim de falar de mais transformação digital eu criei a plataforma ecode10.academy com aulas ao vivo, aulas de assuntos específicos, aulas de programação, aulas de Word, Excel, aulas de iOS e muito mais. Tudo isso eu tenho procurado colocar sempre mostrando a transformação digital para cada aluno dentro da plataforma, que não tem assinatura mensal, sim, NÃO TEM, assinatura mensal; paga apenas uma vez. Lá dentro ainda tem livros, ebooks e apostilas grátis para leitura e podcasts. Todos os cursos lá são voltados para a prática e prática que leva você ao "skin the game".

Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato comigo mauriciojunior.net ou @mauriciojunior.net_.