image

Olá, meu nome é Mauricio Junior e hoje eu vou falar um pouco sobre porque os programadores gostam de complicar ao invés de simplificar? Esses dias eu estava conversando com um amigo americano e fiz os cálculos do tempo que faço software. Eu comecei quando eu fiz um curso no SENAC de programação quando eu tinha 14 anos. Eu me destaquei na turma onde até o professor quis me contratar naquela época.

O primeiro software que eu fiz em casa foi um software financeiro, de controle financeiro quero dizer. Usei a linguagem VB6 com o banco de dados access. Eu vendi para duas empresas batendo de porta em porta.

Depois converti o mesmo sistema para funcionar na Web 1.0, sim a primeira Web naquela época Eu consegui vender para duas empresas enquanto já trabalhava na empresa da minha mãe. Logo depois eu comecei a trabalhar na Caixa Econômica Federal como estagiário, com 15 anos.

Todo esse tempo eu entendi que, quanto mais eu complicava na programação mais ficava difícil para mudar algo. Depois eu fui contratato como prestador de serviços e continuei na Caixa Econômica Federal e trabalhando com eles eu vi que alguns programadores com o ego muito algo começaram a criar classes, camadas e camadas para ficar difícil de outros entenderem.

Sabe porque? Apenas para os outros dizerem: nossa, ele fez uma coisa difícil; ele é muito inteligente. Mas depois de 25 anos trabalhando como programador, a única coisa que eu tenho que dizer é, essa pessoa tem um ego muito grande para complicar uma coisa que poderia ser bem simples de entender, simples de manter e simples de atualizar.

Hoje em dia as empresas perdem muito tempo e dinheiro pagando alguém para entender os projetos complicados e assim dar manutenção. Sendo que, se tivesse feito de uma maneira simples e organizada, gastaria muito menos dinheiro e tempo para deixar seus clientes satisfeitos.

Então hoje eu te digo programador, procure fazer algo simples, organizado e qualquer um pode entender o que você fez em pouco tempo, gastando menos. Ninguém vai achar você burro ou inteligente se as coisas estiverem organizadas e simples. Um segredo que uso na minha vida é, quanto mais você compartilha, mais você aprende. Comece a compartilhar de uma forma organizada e simples.

Você pode usar Github, GitLab, BitBucket e TFS para compartilhar.

Espero que tenha entendido e gostado. Qualquer coisa você pode entrar em contato comigo pelo site https://mauriciojunior.net ou pela rede social Instagram https://instagram.com/mauriciojunior_net