https://s3-us-west-2.amazonaws.com/ecode10-image/924b12c9-5e48-4a73-b5e3-a374b699b090criptquery.png

CriptQuery é um pacote desenvolvido na linguagem C# da Microsoft e com a ferramenta Visual Studio com o objetivo de facilitar a criptografia dos dados enviados via URL na requisição Get, ou seja, no caso de algum valor à mostra para o usuário como por exemplo site.com/id=1, o usuário pode facilmente trocar o id = 1 para id = 2.

O que o CriptQuery faz é criptografar e validar os dados; o valor fica imutável onde o usuário não poderá alterar facilmente. Além do mas, no caso de tentar alterar algum valor, a URL será validada na página destino e o retorno pode ser inválido avisado pelo próprio sistema.

A CriptQuery também verifica um tempo de expiração, dessa forma, os dados expiram e não mais valem. Normalmente utilizamos a CriptQuery para ativar um e-mail depois que o usuário se cadastrou ou qualquer outro cenário que os dados enviados via URL precisam de uma certa segurança sem poder ser alterado.

Atualmente tenho um artigo mostrando como utilizar além do pacote está publicado no Nuget.org (centro de pacotes utilizados nas ferramentas de desenvolvimento da Microsoft).

Artigo, Nuget.org e VĂ­deo

  1. Artigo: https://www.ecode10.com/artigo/684/Criptografando-URL
  2. Nuget: https://www.nuget.org/packages/CriptQuery
  3. Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=MIsp98x-awg&list=PLCOkAJmgh06qy_mxAQv5IG-7G7GyfXFmf&index=5

Espero que goste e qualquer dúvida pode entrar em contato através do site https://www.mauriciojunior.org.