No Windows

Hoje dem dia existem várias maneiras de comunicação entre sistemas web, desktop, mobile, relógio e automotivo. Acredito que no futuro teremos mais plataformas para comunicar, antigamente, pelo menos na minha época; era apenas desktop e web (risos). A melhor maneira de comunicar os sistemas de diferentes linguagens e plataformas hoje em dia está sendo Web Services.

Todos estão procurando uma comunicação mais rápida e mais eficiente possível para que todos os dispositivos se conversem sem qualquer tipo de problema. Na minha opinião hoje em dia, o mais atual é o Web Api Restful, mas ainda existe um legado enorme nas empresas. Existem empresas transmitindo arquivo TXT, existem empresas com Web Service 1.0 usando WSDL, existem empresas com WCF e as novas agora estão utilizando Web Api.

Existem vários vídeos no meu canal no Channel9 e no Youtube falando e mostrando sobre Web Api, segue o link abaixo:

Channel9: https://channel9.msdn.com/Niners/Mauricio%20Junior

Youtube: https://www.youtube.com/mauriciojunior01

Para quem não sabe o que é WCF ou Windows Communication Foundation, peço que olhe o link abaixo e leia os conceitos além de ver exemplos reais.

WCF: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms731082(v=vs.110).aspx

A extensão de um WCF hoje é .svc e normalmente o IIS (Internet Information Services) não entende essa extensão até que você fale pra ela habilitar no Windows. Eu já ví muitos querendo resolver esse problema e por isso estou escrevendo aqui, isto é, vou ensinar como habilitar no Windows e com acesso ao browser a extensão .svc.

Não é nada do MIME, é algo do IIS apenas.

Primeiro passo

Acesse o adicionar e remover programas ou se tiver em inglês Programs and Features. Figura 1.Image

Figura 1 - Programs and Features

Segundo passo

Depois clique em Turn Windows features on or off. Link a esquerda da tela. Figura 2.

Image

Figura 2 - Turn on or off

Antes de você habilitar algo é necessário entender e analisar qual a versão do Framework .NET você está utilizando na sua aplicação. Habilite apenas na versão que está usando ao invés de colocar em todas.

Como estou utilizando a versão 4.7, acessei o .NET Framework 4.7 Advanced Services, abri o WCF Services e marquei o HTTP Activation. Depois disso, acessei o endereço pelo browser e tudo funcionou.

Depois de marcar e clicar no botão OK, o Windows atualiza o sistema operacional e não precisa desligar o sistema operacional.

Espero que tenha gostado e tenha dado certo pra você. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site https://www.mauriciojunior.org.