OlĂĄ pessoal, hoje eu vou falar um pouco sobre as ferramentas disponĂ­veis para desenvolvimento de software para diversas plataformas. Conversando com vĂĄrios desenvolvedores, arquitetos, programadores jĂșniors e sĂȘniors, todos de forma unĂąnime preferem a ferramenta Visual Studio criada pela Microsoft.

Image Figura - Comum

A figura Ă© para mostrar que isso vai ser mais comum do que imagina. Se acostume a ver imagens de outras plataformas em um site da Microsoft. NĂŁo seja "xiita".

Este ano a empresa foi alĂ©m, criou vĂĄrias ferramentas para que rode em qualquer plataforma como: Linux, Windows e macOS. O que vocĂȘ deve pensar hoje Ă© que a ferramenta tem que te ajudar a desenvolver software da maneira mais simples, sem travar e sem te prejudicar, se vocĂȘ gasta mais de hora para montar o ambiente e configurar fique de olho porque vocĂȘ poderia gastar isso no desenvolvimento ou planejamento do software. Quando falo software quero dizer aplicativo web, mobile, desktop ou qualquer outra.

Este artigo Ă© mais informativo para que vocĂȘ possa se instruir e analisar qual pode ser a melhor ferramenta pra vocĂȘ.

#Visual Studio for Mac

A Microsoft lançou no final deste ano o Visual Studio para Mac completo. E o mais impressionante Ă© que vocĂȘ nĂŁo precisa pagar nada para utilizar. Basta instalar no macbook e começa a desenvolver web site, aplicativos mobile, sistemas desktop sem qualquer problema, utilizando a mesma experiĂȘncia que tem no sistema operacional Windows. A figura 1 mostra o Visual Studio para Mac (preview) mas tudo funcionando.

Image Figura 1 - Visual Studio for Mac

VocĂȘ pode fazer download diretamente pelo site da Microsoft, link 1 referenciado. AtĂ© entĂŁo, nĂŁo existia nenhuma possibilidade de programar usando a linguagem C# na plataforma da Apple.

Link 1: https://www.visualstudio.com/vs/visual-studio-mac/

No site vocĂȘ pode ver exemplos e vĂ­deos explicando como desenvolver.

#Visual Studio Code

A Microsoft tem tambĂ©m o Visual Studio Code criado para funcionar como a ferramenta Eclipse, isto Ă©, utilizando plugins desenvolvido por empresas ou desenvolvedores individuais. VocĂȘ pode escolher a plataforma para fazer download sem qualquer problema. Veja a figura 2.

Image Figura 2 - Visual Studio Code

Particularmente, essa ferramenta Ă© muito rĂĄpida e eu a utilizo para editar um cĂłdigo simples e rĂĄpido. NĂŁo instalei plugin ainda para fazer alguns testes, mas vale a pena verificar. O link 2 mostra o local para fazer download.

Link 2: https://code.visualstudio.com

#Visual Studio Insiders

O Visual Studio Insiders tambĂ©m Ă© uma ferramenta muito boa e um pouco mais completa do que a Visual Studio Code citada anteriormente. O Ă­cone Ă© verde e diferente da anterior. Muitos nĂŁo sabem dessa ferramenta ainda, mas posso garantir a vocĂȘs que funciona muito bem.

Ela funciona como um Eclipse tambĂ©m, vocĂȘ instala plugins mas existem mais refinamentos que ajudam ao desenvolvedor de software a desenvolver tranquilamente.

Image Figura 3 - Visual Studio Insiders

Como as outras ferramentas, ela Ă© leve e funciona em qualquer plataforma. Veja o link 3 mostrando onde fazer download.

Link 3: https://code.visualstudio.com/insiders

#Xamarin

Outra ferramenta famosa e agora pertencente Ă  empresa Microsoft Ă© o Xamarin. VocĂȘ programa tambĂ©m em C# e pode compilar seu software para funcionar em qualquer plataforma, inclusive mobile como Android, iOS e Windows (Universal App).

Quando a ferramenta foi criada, foi uma revolução para os desenvolvedores, o Ășnico problema era que custava $900 dĂłlares para poder utilizar. Depois que a Microsoft comprou, a ferramenta ficou grĂĄtis e muitos devs aderiram. Veja a figura 4.

Image

Figura 4 - Xamarin

O download é feito como nas outras ferramentas, gratuitamente pela Internet e sem pagar nada. Não importa se tem Linux, Windows ou Mac. O link 4 mostra o endereço para fazer download.

Link 4: https://www.xamarin.com/platform

Bom, espero que tenha gostado do leu e viu. Essa foi apenas uma dica pra vocĂȘ verificar e estudar sobre as ferramentas de desenvolvimento utilizadas por desenvolvedores experientes. NĂŁo fique de fora e teste-as.

Qualquer dĂșvida, por entrar em contato pelo site https://www.mauriciojunior.org.