Visual Studio Cross platform
Olá pessoal, hoje eu vou falar um pouco sobre as ferramentas disponíveis para desenvolvimento de software para diversas plataformas. Conversando com vários desenvolvedores, arquitetos, programadores júniors e sêniors, todos de forma unânime preferem a ferramenta Visual Studio criada pela Microsoft.
Figura - Comum
A figura é para mostrar que isso vai ser mais comum do que imagina. Se acostume a ver imagens de outras plataformas em um site da Microsoft. Não seja "xiita".
Este ano a empresa foi além, criou várias ferramentas para que rode em qualquer plataforma como: Linux, Windows e macOS. O que você deve pensar hoje é que a ferramenta tem que te ajudar a desenvolver software da maneira mais simples, sem travar e sem te prejudicar, se você gasta mais de hora para montar o ambiente e configurar fique de olho porque você poderia gastar isso no desenvolvimento ou planejamento do software. Quando falo software quero dizer aplicativo web, mobile, desktop ou qualquer outra.
Este artigo é mais informativo para que você possa se instruir e analisar qual pode ser a melhor ferramenta pra você.
#Visual Studio for Mac
A Microsoft lançou no final deste ano o Visual Studio para Mac completo. E o mais impressionante é que você não precisa pagar nada para utilizar. Basta instalar no macbook e começa a desenvolver web site, aplicativos mobile, sistemas desktop sem qualquer problema, utilizando a mesma experiência que tem no sistema operacional Windows. A figura 1 mostra o Visual Studio para Mac (preview) mas tudo funcionando.
Figura 1 - Visual Studio for Mac
Você pode fazer download diretamente pelo site da Microsoft, link 1 referenciado. Até então, não existia nenhuma possibilidade de programar usando a linguagem C# na plataforma da Apple.
Link 1: https://www.visualstudio.com/vs/visual-studio-mac/
No site você pode ver exemplos e vídeos explicando como desenvolver.
#Visual Studio Code
A Microsoft tem também o Visual Studio Code criado para funcionar como a ferramenta Eclipse, isto é, utilizando plugins desenvolvido por empresas ou desenvolvedores individuais. Você pode escolher a plataforma para fazer download sem qualquer problema. Veja a figura 2.
Figura 2 - Visual Studio Code
Particularmente, essa ferramenta é muito rápida e eu a utilizo para editar um código simples e rápido. Não instalei plugin ainda para fazer alguns testes, mas vale a pena verificar. O link 2 mostra o local para fazer download.
Link 2: https://code.visualstudio.com
#Visual Studio Insiders
O Visual Studio Insiders também é uma ferramenta muito boa e um pouco mais completa do que a Visual Studio Code citada anteriormente. O ícone é verde e diferente da anterior. Muitos não sabem dessa ferramenta ainda, mas posso garantir a vocês que funciona muito bem.
Ela funciona como um Eclipse também, você instala plugins mas existem mais refinamentos que ajudam ao desenvolvedor de software a desenvolver tranquilamente.
Figura 3 - Visual Studio Insiders
Como as outras ferramentas, ela é leve e funciona em qualquer plataforma. Veja o link 3 mostrando onde fazer download.
Link 3: https://code.visualstudio.com/insiders
#Xamarin
Outra ferramenta famosa e agora pertencente à empresa Microsoft é o Xamarin. Você programa também em C# e pode compilar seu software para funcionar em qualquer plataforma, inclusive mobile como Android, iOS e Windows (Universal App).
Quando a ferramenta foi criada, foi uma revolução para os desenvolvedores, o único problema era que custava $900 dólares para poder utilizar. Depois que a Microsoft comprou, a ferramenta ficou grátis e muitos devs aderiram. Veja a figura 4.
Figura 4 - Xamarin
O download é feito como nas outras ferramentas, gratuitamente pela Internet e sem pagar nada. Não importa se tem Linux, Windows ou Mac. O link 4 mostra o endereço para fazer download.
Link 4: https://www.xamarin.com/platform
Bom, espero que tenha gostado do leu e viu. Essa foi apenas uma dica pra você verificar e estudar sobre as ferramentas de desenvolvimento utilizadas por desenvolvedores experientes. Não fique de fora e teste-as.
Qualquer dúvida, por entrar em contato pelo site https://www.mauriciojunior.org.