Team Services: como controle de código fonte
Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e eu vou falar um pouco sobre o versionador de código integrado ao Visual Studio da Microsoft, além de comentar das possibilidades de integração existentes na ferramenta.
Utilizado no artigo
- Visual Studio
- Linguagem C#
- Team Services
Quais são as preocupações que abordam os desenvolvedores de código? Desenvolver um ótimo código, de fácil manutenção, comentado, integrado, não perder código no decorrer do tempo e versionar para um bom build. Concorda comigo? E hoje existem vários sistemas que versionam código como: Team Services, GitHub, BitBucket, GitLab e outros.
O que é versionar código?
É manter o código sempre ativo, numerado e guardado; mesmo depois de uma alteração pequena ou grande do software. Classifico como software, mas pode ser um aplicativo, web site, sistema desktop ou sistema para qualquer dispositivo que vier a existem daqui pra frente. Se você souber versionar seu código, nunca irá perder o que desenvolveu.
Mesmo depois de alterado, você pode pegar o que foi feito anteriormente. Isso mesmo, o código nunca é perdido e os números versionados podem ser publicados nos locais que desejar. O código compilado pode ser integrado a um servidor que publica, como por exemplo o Azure criado pela Microsoft.
Team Services
O serviço da Microsoft vai além de controlar o código fonte, ele pode servir como um sistema que passa a tarefa para desenvolvedores, gerencia tempo e gerenciamento de builds, pra você vê. Os outros serviços citados anteriormente não possuem isso tudo, mas estão sendo modificados para ter todo tipo de informação gerencial e de build.
A figura 1 mostra a tela responsável pelo gerenciamento de código já integrado ao Visual Studio. Você pode acessar o portal pela web, as tarefas pra você e ver a sala da equipe. Você pode também acessar o Source Control Explorer que mantém as versões do código fonte escrito por você ou qualquer outra da equipe.
O Team Services possui vários serviços e um deles é o versionador. Veja a figura 1.
Figura 1 - Team Explorer
Clique no botão Source Control Explorer para verificar todos os códigos fontes que tenho armazenado no sistema da Microsoft. É dividio em pastas e dentro das pastas temos os arquivos, frameworks e mais versionado como imagens. Para navegar entre as pastas e dados, é necessário clicar nas setas ao lado direito da tela. Se uma pasta for selecionada, todas as outras pastas e arquivos serão mostrados ao lado direito. O Workspace é marcado sempre pelo nome do computador ao lado direito na tela. O item Local Path mostra onde está localizado o código em seu computador pessoal. No caso de não estar em seu computador, o item estará em branco e para qualquer alteração é necessário fazer download do código primeiro. Veja a figura 2.
Figura 2 - Acessando Source Control Explorer
Depois de criar uma solução utilizando a ferramenta, como eu posso adicionar tudo ao versionador? Basta clicar com o botão direito em cima do projeto, escolha a opção Source Control e depois a sub-opção chamada Add Solution to Source Control... Veja a figura 3.
Figura 3 - Adicionando o código fonte ao versionador
Depois de clicar para adicionar, outra tela aparece mostrando pra você escolher duas opções. O Team Foundation Version Control e o Git. Como muitos sabem, o Git é um padrão que todos estão utilizando, mas lembre-se que existe a versão paga e grátis. Empresas estão utilizando a versão paga, a maioria das empresas pelo menos. A versão paga, ninguém tem acesso ao código fonte. A versão grátis, todos tem acesso e todos podem ver o código desenvolvido, fazer download, copiar e tal. A vantagem do Team Foundation Version Control é que é grátis e ao mesmo tempo privado para a equipe. Ninguém consegue ver o que foi desenvolvido se for acessado o endereço como no Git. Escolhi o que veio selecionado e clique no botão Ok. Veja a figura 4.
Figura 4 - Adicionando o código fonte ao versionador
Uma nova tela aparece e todas as pastas existentes em seu endereço dado pela Microsoft no momento de criar a conta. Escolha uma, verifique o nome e clique no botão Ok. Para criar uma nova pasta, é necessário acessar o endereço da Web. Vamos imaginar que já temos pastas principais criadas e basta escolher uma e clicar no botão. Veja a figura 5.
Figura 5 - Escolhendo a pasta para adicionar
Com todos os passos anteriores, você apenas adicionou todos os arquivos ao versionador, mas como não foi dado checkin, os arquivos estão com o sinal de + (mais) antes do nome. Preste bem atenção nestes sinais antes dos nomes dos arquivos. Veja a figura 6.
Figura 6 - Sinal antes do nome do arquivo
Para fazer o checkin dos arquivos, clique com o botão direito em cima do projeto, escolha o menu Source Control e depois Check. In... Todos os arquivos serão adicionados ao servidor. Veja a figura 7.
Figura 7 - Fazendo Check In...
Antes de adicionar efetivamente ao servidor, é necessário escrever algum comentário na subida do código. Note que os arquivos estão com o status [add] depois do nome. Existe também o item de trabalho na lista, se houver algum item de trabalho. Se algum arquivo for excluído, o status será mostrado. Veja a figura 8.
Figura 8 - Comentando e adicionando
Depois de adicionar o comentário, clique no botão Check In e o status será mostrado conforme a imagem Changeset 1798 successfully checked in. Até então, os arquivos não estavam versionados no servidor e ao clicar no botão tudo foi enviado. Veja a imagem 9.
Figura 9 - CheckIn
Com os arquivos adicionados, um cadeado é mostrado antes do nome dos arquivos conforme mostrado na figura 10.
Figura 9 - CheckIn
Com os arquivos adicionados, um cadeado é mostrado antes do nome dos arquivos conforme mostrado na figura 10. !
Figura 10 - Cadeado
Você tem duas opções: clicar Check Out for Edit, ou seja, editar o arquivo e a segunda é abrir o arquivo e alterar. Lembre-se que o arquivo só será enviado novamente ao servidor se realmente tiver sido alterado, mesmo que seja com um simples espaço.
Figura 11 - Fazendo Check Out
Para fazer check out o ícone antes do arquivo aparece como um check conforme mostrado na imagem 12.
Figura 12 - Mostrando o Check Out
Este é um dos serviços do Team Services disponível gratuitamente no site da Microsoft e oferecido de forma integrada pela ferramenta de desenvolvimento Visual Studio. Espero que tenha gostado e tenha aprendido. Já utilizei todos os versionadores citados e este nunca saiu do ar comigo como os outros. Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelo site www.mauriciojunior.org
Sign up to our newsletter
Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.