Introdução:

 

Prezados leitores, esta é a décima primeira parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo do  primeiro módulo (Parte 01 a 20) foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT. Nesta segunda parte da série, que irá da parte 20 até a parte 40 ou 50 (ou quem sabe até 60), apresentarei as ações práticas, relacionadas com os serviços DNS, DHCP e WINS no Windows 2000 Server.

 

Para um curso completo sobre a instalação e Administração do DNS,no Windows 2000 Server, consulte, um dos livros indicados a seguir.

LIVRO IMPRESSO

MANUAL DE ESTUDOS PARA O EXAME 70-217 – 752 páginas

Um curso completo de Active Directory no Windows 2000 Server

E-BOOK EM FORMATO PDF

MANUAL DE ESTUDOS PARA O EXAME 70-216 – 712 páginas

Aprenda sobre o DNS, DHCP, WINS, RRAS, Roteamento, IPSEc, etc.

Nesta parte desta segunda série de tutoriais, darei continuidade a parte prática de Administração do DNS, no Windows 2000 Server. Nesta parte do tutorial, você aprenderá a criar e a administrar zonas secundárias.

 

 

Criando zonas secundárias.

 

Quando você cria a zona pela primeira vez, ela é uma zona primária. Somente na zona primária é permitido fazer alterações nos registros da zona. Além da zona primária, o DNS permite que sejam feitas cópias da zona em outros servidores DNS. Estas cópias são as zonas secundárias. Por exemplo, você pode ter uma zona primária no servidor DNS da matriz da empresa e criar uma zona secundária (cópia da zona primária), nos servidores DNS de cada filial, para reduzir o tráfego devido a resolução de nomes DNS, nos links de WAN. As zonas secundárias são reconhecidas como autoridades para o domínio (ou domínios) que gravam informações na zona e pode responder às consultas enviadas pelos clientes. A únida diferença, em relação a zona primária, é que nas zonas secundárias não podem ser feitas alterações, adições de novos registros e exclusões. Sempre que houver alterações na zona primária, o servidor DNS onde está a zona primária, notifica os servidores DNS onde existem zonas secundárias. Os servidor DNS da zona secundário solicita que as alterações sejam envidas a partir da zona primária. Com isso o DNS mantém as zonas sincronizadas, ou seja, alterações feitas nas zonas primárias são repassadas para as zonas secundárias. O DNS usa um mecanismo de replicação incremental, ou seja, somente as alterações são replicadas e não todo o conteúdo da zona. Neste item você aprenderá a criar uma zona secundária.

 

Para criar uma zona secundária, siga os passos indicados a seguir:

 

1.       Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

 

2.       Abra o console DNS: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> DNS.

 

3.       Será exibido o console DNS.

 

4.       Neste exemplo você criará uma zona secundária direta. Clique com o botão direito do mouse na opção Zonas de pesquisa direta.

 

5.       No menu de opções que é exibido clique em Nova Zona...

 

6.       Será aberto o assistente para a criação de uma nova zona.. A primeira tela do assistente é apenas informativa. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

 

7.       Nesta etatpa você deve informar o tipo de zona a ser criada. Estão disponíveis as opções Integrada ao Active Directory, Primária padrão e Secundária padrão. Para o nosso exemplo, defina as configurações indicadas na Figura a seguir:

 


Figura - Criando uma zona secundária.

 

8.       Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

 

9.       Nesta etapa será solicitado o nome da zona. O nome a ser digitado deve ser o mesmo nome da zona primária. Digite o nome da zona e clique em Next Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

 

10.     Nesta etapa você informa o endereço IP do servidor DNS onde está a zona primária. Informe o endereço IP do servidor e clique no botão Adicionar, conforme exemplo da Figura a seguir e clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

 


Figura - Informando o número IP do servidor onde está a zona primária.

 

11.     Será exibida a tela final do assistente. Se você quiser alterar alguma configuração utilize o botão Voltar. Para encerrar o assistente e criar a zona secundária clique em Concluir.

 

12.     A nova zona será criada e já será exibida na lista de zonas do servidor DNS. Se houver uma mensagem de erro, juntamente com um pequeno x branco, dentro de um círculo vermelho, significa que houve algum problema na hora de copiar os dados da zona primária para a zona secundária recém criada. Na maioria das vezes, se a zona primária estiver em um servidor DNS remoto, ligado através de um link de WAN de baixa velocidade, pode demorar algum tempo até que as informações sejam copiadas e a zona esteja disponível.

 

Conclusão

Neste parte do tutorial você aprendeu sobre conceitos importantes, tais como:

  • Criação de zonas secundárias

Nota: Não deixe de conferir o seguinte Best-seller, de minha autoria: