Artigo

Sistema de Login em ASP – Parte VII (Utilizando três camadas)

Olá pessoal meu nome é Maurício Júnior e o meu objetivo é mostrar como criar um projeto do tipo ACTIVEX, criar uma classe utilizando o Visual Basic 6.0 e adicionar junto ao projeto a classe GLOBAL.BAS onde será utilizado todas as functions criadas anteriormente. Com isso poderá ser gerada automaticamente uma DLL. Essa mesma DLL pode ser registrada no COM PLUS. Falarei mais a frente sobre o programa COM PLUS do WINDOWS. Depois de registrado, pode ser chamada pelo ASP 3.0 e usado normalmente.

 

 

 

 

 

Bom, depois de todos os métodos criados em vários passos, é necessário que crie uma classe de segurança onde utilizará o arquivo Global.bas com algumas especificações. O primeiro de tudo, terei que criar a classe de segurança. (7.1)

 

 

Referência: 7.1

 

 

Explicação:

Cliquei no menu inicar e em seguida escolhi a opção Microsoft Visual Studio 6.0 e por último, o programa Microsoft Visual Basic 6.0. O programa foi aberto com várias opções para ser escolhido. Segue a tela. (7.2)

 

 

Referência: 7.2

 

Para criar uma dll onde será registrada junto ao COM PLUS, é necessário criar o projeto do tipo ActiveX DLL. Escolhi o tipo e cliquei no botão ABRIR.

 

Depois que o projeto foi totalmente aberto, o primeiro passo é colocar um nome a ele. Pelo fato de envolver segurança coloquei o nome CPESeguranca. (7.3)

 

 

Referência: 7.3

 

Explicação:

 

Para colocar o nome do projeto, cliquei em cima do primeiro item onde mostra todos os arquivos, automaticamente aparece em propriedades, um item NAME; apenas selecionei e digitei o nome CPESeguranca.

 

O próximo passo é colocar um nome para a classe onde usará o Global.bas. (7.4)

 

 

 

Referência: 7.4

 

 

Explicação:

 

Cliquei em cima da classe, automaticamente aparece na parte de properties a opção NAME. Coloquei o nome clsSeguranca. Não posso esquecer de comentar que a dll terá o mesmo nome do projeto. Dentro da dll terá a classe clsSeguranca.

 

Pronto, até agora foi passo a passo, simples e fácil. Todos as funções criadas anteriormente, estão dentro do arquivo Global.bas já falado anteriormente. Preciso adioná-lo dentro do projeto de segurança para uso próprio da classe. (7.5)

 

 

Referência: 7.5

 

 

Cliquei com o botão direito em cima do projeto, em seguida escolhi a opção ADD e a segunda opção foi MODULE. Aquele arquivo Global.bas é um MODULE que pode ser adicionado dentro de qualquer projeto, aproveitando as mesmas functions e usando o re-aproveitamento de código. (7.6)

 

 

Referência: 7.6

 

 

Apareceu a tela chamada ADD MODULE com as abas NEW e EXISTING.

A NEW, serve para ser adicionada uma outra classe dentro do projeto. A opção EXISTING serve para adicionar um arquivo Global.bas já existem. Essa será a minha opção, fui para a aba EXISTING e em seguida escolhi o local físico do arquivo para ser adicionado junto ao projeto. Cliquei duas vezes em cima do arquivo encontrado, automaticamente foi adicionado um MODULE. (7.7)

 

Referência: 7.7

 

 

Note a parte em vermelho da referência 7.7, mostra que foi adicionado uma pasta MODULES e dentro da pasta um arquivo GLOBAL.BAS. Cliquei duas vezes em cima do GLOBAL.BAS e automaticamente foi mostrado todas as functions criadas.

 

 

 

 

 

Bom, espero ter ajudado de certa forma.

Fique de olho nos próximos passados.

Qualquer dúvida pode entrar em contato por e-mail.

 

 

Mauricio Junior

mauricio@aspneti.com

www.mauriciojunior.org

www.aspneti.com

 

  • Mauricio Junior

    Mauricio Junior