Olá caro(a) leitor(a), hoje eu vou mostrar como é fácil criar seu "web" site na plataforma Microsoft Azure e como vincular sua ferramenta Visual Studio para publicar clicando no botão "publish".
 
 
Utilizado:
 
Ferramenta de desenvolvimento: Visual Studio
Plataforma: Web ASP.NET
Publicação de um app ou "web" site.
 
O Azure é uma grande plataforma que ajuda o desenvolvedor a colocar as ideias, projetos, serviços móveis e "web". Se você ainda não sabe ou não viu como funciona a plataforma esse documento pode te ajuda principalmente se você for desenvolvedor.
 

Figura 1 - Plataforma Azure - www.azure.net
 
Atualmente você pode criar um site e testar a plataforma por 30 dias grátis. Depois de contratar o plano Azure “web” app, fica disponível a criação do site integrado com URL própria .azurewebsites.net.
 
 
Criando o site
 
Selecione no menu COMPUTER, depois WEB APP e QUICK CREATE. Basta digitar o nome e se for validado ou seja, se não tiver um nome igual o endereço será validado. Para finalizar, basta escolher onde o serviço ficará hospedado selecionando a opção APP SERVICE PLAN. Clique no botão CREATE WEB APP. Veja a figura 2 mostra como criar o site rapidamente.

Figura 2 - Criando um site rapidamente.
 
Depois de criar o site, você pode postar através de FTP ou através da ferramenta Visual Studio. A Microsoft preparou de forma fácil a publicação do seu "web" site rapidamente e sem qualquer problema de segurança. A própria ferramenta gera uma senha segura para acessar o serviço.
 
 
Publish Profile
 
Com o Visual Studio, você pode fazer download do "profile" de publicação especial importado na ferramenta. Esse "profile" possui todas as informações que podem ser importadas facilmente. Para fazer download, acesse a primeira tela do Azure depois de escolher o “web" site e clique no link chamado "Download the publish profile publishing”. Veja a figura 3.
 

Figura 3 - Fazendo download de profile
 
Ao clicar no link você consegue transferir para seu computador ou então abrir como aparece na figura 4.
 
 

Figura 4 - Abrindo ou salvando o arquivo profile.
 
Depois de baixar o arquivo, você pode identificar senhas, endereço, usuários, string de conexão e muito mais. A figura 5 mostra como o arquivo “profile" está.
 

Figura 5 - Arquivo profile
 
 
Ferramenta de desenvolvimento
 
Passando agora para a utilização da ferramenta Visual Studio, crie seu projeto do tipo “web” escolhendo a linguagem e plataforma. Depois de criado, você não precisa digitar código algum em seu projeto. Basta clicar com o botão direito no projeto e escolher a menu "publish". A figura 6 mostra esse passo importante para seu projeto.
 
 

Figura 6 - Clicando no botão publish
 
 
Importando o arquivo profile
 
Depois de clicar no menu "publish" uma tela aparece te instruindo a trabalhar com FTP ou "Web". Isso mesmo, o Azure pode enviar seu código compilado de duas formas, FTP e Web. A figura 7 mostra as opções importantes, inclusive a importação de dados.
 

Figura 7 - Segunda tela depois de clicar em publish
 
Clique no link chamado Import. Outra tela se abre para indicar o arquivo baixado no início desde artigo. Clique no botão “browser" e siga os próximos passos. Veja a figura 8.
 

Figura 8 - Indicando o arquivo baixado.
 
Não se confunda com as telas mas depois de clicar no botão “browser" outra tela aparece para indicar o arquivo. O arquivo tem uma extensão específica e o explorer só entende aquele tipo de extensão. A figura 9 mostra os detalhes.
 
 

Figura 9 - Encontrando o arquivo profile settings.
 
Não esqueça o local onde está o arquivo. Selecione o "profile", os dados e campos são preenchidos de forma automática. O método de publicação escolhido por mim no primeiro campo é "Web Deploy”. Veja a figura 10.
 
 

Figura 10 - Dados preenchidos de forma automática
 
A qualquer momento você pode clicar no "dropdownlist" para escolher outro método de publicação. Ao clicar no botão NEXT a próxima tela você pode definir que configuração para publicar no servidor, por exemplo: "Release" ou “Debug". No caso de alguma string de conexão, você pode informar ao sistema de publicação. Até hoje não precisei informar esse tipo de informação. Veja na figura 11.
 

 

Figura 11 - Definindo a configuração para envio
 
A próxima tela é responsável por verificar e analisar a versão que está no servidor em relação a versão local. Se você fez alguma alteração na parte HTML ou no código C#, VB ou qualquer outra; a ferramenta identifica e te informa o que será alterado no servidor. 
 
Em qualquer versão do código e a qualquer momento você pode mandar verificar o que tem local e o que tem no servidor. Para isso, basta clicar no botão "start preview” onde os arquivos são indicados.
 

Figura 12 - Verificação e análise do código local e no servidor.
 
Espero que tenha gostado e aprendido lendo ou analisando este artigo. Qualquer dúvida ou sugestão pode entrar em contato comigo pelo site www.mauriciojunior.org.