🔥 Apps, books, system as a service, podcast and more



Atualização de software

Atualização de software e aplicativo - tendência e realidade

Olá Caro(a) Leitor(a), hoje eu vou falar um pouco sobre atualização de software e aplicativo. É tendência ou realidade? Fica lento ou rápido?
Na verdade, são muitos pontos a serem abordados e são muitos dados a serem analisados. Eu vou tentar resumir um pouco para passar o que é realmente destaque no meu ponto de vista.
 
Eu lembro que antigamente o software era atualizado de ano em ano, ou de dois em dois anos.
 
O sistema operacional, o software mais pesado, era atualizado nas empresas depois de muitos anos. Só que a cada versão nova o sistema ficava mais pesado e os processadores que já eram rápidos precisam ser mais rápidos para aguentar o novo software. Não só o processador, era necessário também aumentar a memória e muitas vezes (não muitas) o HD (disco rígido). Eu cansei de ver pessoas atualizarem suas máquinas e ao mesmo tempo sentir que ficou mais pesada, inclusive muitos começaram a falar da tal “obsolescência programada”. É uma teoria que surgiu no mundo capitalista para fazer com que as pessoas consumam cada vez mais sem a necessidade, fazendo muitas vezes a pessoa trocar de computador depois de uma atualização de software onde o mesmo ficou pesado para executar as mesmas tarefas que fazia anteriormente. Existem vários artigos na Internet falando sobre o assunto, eu escolhi um para passar para vocês, veja o link abaixo:
http://domhelder.edu.br/revista/index.php/veredas/article/view/252/214
 
Depois dessa teoria, comecei a prestar mais atenção no software ou aplicativo que atualizo mas o que eu estou percebendo é que um ou outro tem ficado mais leve e mais rápido. Um exemplo que posso passar é o Windows 10. Ele está muito mais rápido e otimizado do que a versão anterior Windows 8.1. A plataforma Office da Microsoft está muito mais rápida do que as versões anteriormente, instalando no mesmo computador “teoricamente” antigo. Para testar, eu peguei um computador inferior, isto é, com memória e processador inferiores, para instalar o Windows 10 e ficou muito bom. Peguei outra máquina inferior chamada Macbook e instalei o sistema operacional OsX El Capitan da Apple e ficou muito rápido. Nada deixou de funcionar e executar com a velocidade anterior.
 
A minha teoria é que os softwares e aplicativos estão aproveitando melhor os processadores e memórias já existentes. Ao invés de precisar de mais processador, ele aproveita aquele processamento que já terminou ou que está livre. Os softwares em geral estão aprendendo a utilizar os recursos da máquina de uma melhor forma e isso pode ser levado a um tablet, notebook ou desktop. A minha dica pra você é: faça alguns testes com esses novos sistemas operacionais e verifique a performance.
 
Veja que o navegador Google Chrome classificado por alguns como o mais rápido, nasceu na necessidade de ter tudo na Web de forma mais rápida e simples, isto é, não precisa ter tudo no pc, deixe tudo na web, para facilitar a vida do usuário nos cliques. Surgiu então o notebook do Google chamado ChromeBook (http://www.google.com/chromebook/). Continuando a falar de navegador, a Microsoft agora lança um browser mais rápido chamado Edge, que promete ser mais rápido para buscar, simples de utilizar, fácil de ler artigos e entrar em sites (http://www.microsoft.com/en-us/windows/microsoft-edge).
 
Depois de toda essa análise, note que é tendência, o software ou aplicativo ficar mais rápido em aparelhos antigos. Como tudo tem se transformado em serviço, as grandes empresas precisam que o software funcione em todo lugar e com muita fluidez; e assim o serviço oferecido pode ser utilizado. Hoje em dia o software atualizado é sinônimo de software seguro ou preparado para enfrentar e não ser atingido por pragas da Internet. Procure ler e entender o que está sendo alterado em relação a atualização, isso porque muitos não gostam de ler e sai marcando que aceita.
 
Bom, eu fico por aqui e espero que tenha gostado de ter lido o artigo. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site pessoal www.mauriciojunior.org
 

Sign up to our newsletter

Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.

Top