🔥 Apps, books, system as a service, podcast and more



URLDecode

 
Olá Caro(a) Leitor(a), hoje eu vou dar continuidade no assunto chamado URLEncode e URLDecode. Muita gente pensa que esses métodos não são utilizados mas estão enganados. Quem usa os dois métodos? Geralmente o desenvolvedor que quer esconder alguma coisa ou então não quer ter problema com os parâmetros vindos do browser.
 
Vamos dizer que é uma das melhores maneiras de trabalhar com URL sem ter problema. Lembro a você sobre um artigo criado por mim para criptografar os dados na URL do browser (http://www.ecode10.com/artigo/684/Criptografando-URL). 
 
Foi publicado também outro artigo falando sobre URLEncode, veja no link http://www.ecode10.com/artigo/1943/urlencode, o primeiro passo é codificar a URL para depois decodificar e conseguir pegar os parâmetros necessários.
 
No artigo anterior, um valor foi informado para fazer o encode e depois é necessário pegar os valores de forma correta, ou seja, retirar a codificação. Eu já vi muito desenvolvedor trabalhar com URLEncode para esconder algum tipo de parâmetro ou endereço do usuário. O usuário não precisa entender qual URL ele está fazendo download de um arquivo ou qualquer outra informação.
 
Basta navegar pouco na Internet para ver algumas URLs com interrogação, barras, espaços e as vezes até caracteres especiais ou com acento. E a qualquer momento o site pode adquirir esse tipo de parâmetro ou url e para tratar isso é melhor codificar e decodificar o que recebe e o que envia.
 
Alguns casos, o browser pode não entender o que está sendo passado ou recebido e isso prejudica o site porque a página não irá abrir. Se a página não abre, o usuário pode querer nunca mais voltar ou deixar de confiar no site.
 
Utilizado:
Linguagem C#
Ferramenta Visual Studio
Tecnologia Web ASP.NET
 
O método responsável pela decodificação de uma cadeia de caracteres é UrlDecode que está dentro do HttpUtility. Mas você pode chamar o mesmo método através do HttpServerUtility com o Server.UrlDecode ou através do HttpContext.
 
Se você não está desenvolvendo para Web, você pode utilizar a classe WebUtility para codificar e decodificar essa cadeira de caracteres que receber através de um browser ou comandos para chamar o browser.
 
Depois de criar um projeto novo, criei um exemplo para trabalhar com url. A figura 1 mostra como foi passado o parâmetro e como foi exibido na tela, tanto pelo browser e dentro do site. 
 
Figura 1 - Foco no browser.
 

 

A figura 1 mostra como foi passado os dados pelo browser. Existe um parâmetro chamado URL e o valor passado é outra url com interrogação, barra, sinal de igual e outros valores. Depois de pegar os valores, o sistema precisou transformar tudo de forma clara para o site.
 
Para não ficar verificando caracter por caracter, basta usar o URLDecode; isto é; basta usar uma linha de código para retornar o resultado mostrado na figura 1.
 
O code 1 mostra como o valor foi pego e como foi entendido pelo código. Basta receber o valor pelo Request, armazenar em uma variável e utilizar o decode. Como nesse caso é apenas um exemplo simples para entendimento, só mostrei o resultado dentro de um label, mas o ideia é mandar para uma navegador ou para um componente que utiliza o endereço correto de URL.
 
Code 1 - Pegar valores passados
 
Outro passo é redirecionar para a URL usando o método Response.Redirect. Veja o code 2. 
 
Code 2 - Redirecionando a URL
 

 

Bom, espero que tenham gostado e que sua dúvida tenha sido resolvida. Qualquer dúvida, favor entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org
 

Sign up to our newsletter

Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.

Top