Olá a todos, gostaria de falar hoje a experiência que estou passando na Universidade onde ministro aula no curso de Ciência da Computação. Estou quebrando paradigmas aqui na Universidade porque a linguagem C# nunca foi ensinada no curso. 
 
Utilizado:
- C# .NET
- Plataformas: Web, Desktop, Windows Service e Web Api
- Ferramenta: Visual Studio
- Banco de dados: Sql Server
 
Muitos acreditam que o mercado de trabalho na área de informática na minha cidade é Java. Talvez isso também aconteça na sua cidade, todos pensam que para arrumar trabalho você tem que saber só aquela linguagem de programação. Pergunto: você já pesquisou a quantidade de trabalho na cidade antes de sair falando e defendendo uma determinada tecnologia? Se ainda não fez isso, faça.
 
As vezes você pode ser contagiado pelo ambiente que vive, por exemplo, dentro a Universidade que só prega software livre. Mas na verdade, esse conceito ampliou tanto que até as grandes empresas privadas americanas começaram a abrir o código fonte, liberar ferramentas grátis e ensinar o desenvolvedor gratuitamente.
 
Estou ministrando aula em uma disciplina com grade aberta, onde pode ser ensinado de forma avançada algum tipo de tecnologia para ajudar alunos a se especializarem. Depois de colher vários relatos antes de iniciar a disciplina, percebi que muitos professores estavam enganados e o pior, sequer se atualizam no mundo da tecnologia.
 
Depois de muito analisar, a minha proposta foi inovar na disciplina e apostar que daria certo. Estava arriscando a minha capacidade e pondo a prova a minha carreira de certa forma, além de muitos torcerem pela minha falha.
 
Procurei utilizei nova metodologia de trabalho, onde o aluno precisa fazer para aprender e que por sinal da mais trabalho ao educador, passei a ver que os alunos começaram a gostar do resultado. Eu comecei a gostar também porque eles fizeram em pouco tempo um material onde em outras disciplinas levavam um semestre inteiro, de acordo com os relatos de pelo menos três alunos eu ouvi isso.
 
Estou ensinando a linguagem C# para Web, Desktop, Windows Service e Web Api (Web Service), trazendo exemplos reais aos alunos. A ferramenta que estou utilizando é o Visual Studio Professional 2013 e banco de dados Sql Server 2012. Muitos alunos não conheciam a ferramenta e linguagem e eu procurei aproveitar o que eles já sabiam de outras linguagens. A maioria dos alunos fizeram e realmente aprenderam conforme o esperado. Essa quebra de paradigma está sendo muito boa e o objetivo final deixar o aluno capaz de conseguir emprego na área de programação e tecnologia.
 
Quando você sai da Universidade, pense em se especializar em algo realmente palpável. Converse com especialistas antes de decidir e não seja preconceituoso ou não crie preconceitos sem conhecer realmente as coisas.
 
Espero ter ajudado a todos e dúvidas, favor entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org