Verificando se a conexão é segura


Olá pessoal, hoje eu vou mostrar um código no C# mais como dica, de como verificar se a conexão do sistema é segura ou não e em seguida um redirecionamento é feito para conexão segura.

Usado
Linguagem de programação: C#
Ferramenta de desenvolvimento: Visual Studio
Sistema operacional: Windows
Plataforma: Web

Hoje quando você coloca no seu site o protocolo seguro Https, o usuário pode acessar o Http ou o Https apenas digitando no browser, mas se você deseja colocar que, todos os usuários acessem apenas o Https, é necessário fazer uma configuração. Na verdade existem duas, uma no IIS (Internet Information Services) e outra no código; você pode escolher qual das duas fazer.

Se você hospeda o seu sistema ou site em um servidor na Internet, não terá acesso para fazer a configuração no IIS. Para não fica dependendo do suporte que muitas das vezes demora te atender, é melhor usar a configuração no código C#.

√Č isso que vou mostrar hoje. O c√≥digo verifica se a conex√£o n√£o √© segura e redireciona para uma conex√£o segura.

Lembre-se que, deixe tudo funcionando para depois colocar o c√≥digo em seu site, pelo contr√°rio dar√° erro. No link abaixo eu mostro como instalar o certificado ‚Äúvoc√™ mesmo‚ÄĚ dentro do servidor da Microsoft chamado Azure.

Link do artigo:

Vamos ver e entender como funciona o código no C#. Veja o código 1. Dentro do arquivo .Master eu coloquei no método Page_Load o código 1.



Código 1 - Método completo no page_load.

O primeiro passo que precisa entender é: qualquer usuário que digitar o endereço do site irá cair nesse método que verifica se a conexão é segura, com o método IsSecureConnection.

O direcionamento √© simples, basta usar o Redirect indicando o protocolo Https, acrescentando o endere√ßo do site pelo ServerVariables[‚ÄúHTTP_HOST‚ÄĚ] e a p√°gina. Pode ser que queria colocar algum par√Ęmetro, isso n√£o tem problema algum.

Toda vez que o usuário acessar o site www.mauriciojunior.org/contato, automaticamente o código redireciona para https://www.mauriciojunior.org/contato, isto é, ele mantém o endereço principal e o diretório contato nesse exemplo.

Espero que tenha gostado e te ajudado, qualquer d√ļvida favor entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org.