Você acredita que ainda existem pessoas que pensam que a linguagem Java é a única no mundo e fala mal das outras sem saber ou pesquisar sobe o assunto?As pessoas não gostam de entender ou estudar, gostam só de levar em conta a opinião de outras pessoas que são xiitas nesse mundo de tecnologia e desenvolvimento.

O que me deixa com mais raiva é a mentalidade dos desenvolvedores que defendem a ideia de que só vai terá um tipo de linguagem no mercado.Hoje existem os mais diversos ecosistemas possíveis em empresas privadas e públicas.

Acessando os meus feeds de notícias, vi um concurso público procurando pessoas que programam usando a linguagem C# e a plataforma Share Point da Microsoft. O salário de R$ 8.805 reais mensais. E o mais importante, você só precisa mostrar e provar que sabe.A prova será a análise de currículo e se houver empate terá uma prova oral (ou seja, uma entrevista).

Agora me fala, porque existem Universidades que só querem ensinar Java ao invés de mostrar todo ecosistema de linguagens existentes no mercado?Posso imaginar porque os professores não querem mostrar o ecosistema e todo seu funcionamento, porque são xiitas e não querem mudar as coisas. Isso envolve mais trabalho, leitura e aprendizado para passar ao aluno.

Eu sempre falei isso, inclusive em podcasts anteriores. Se você é programador ou aluno de Universidade, procure se formar sabendo pelo menos 3 linguagens e 2 plataformas diferentes para essas linguagens.

Plataforma é o local onde será executado o programa e a linguagem é o código que irá usar para fazer o software. Pelo menos é isso que entendo e defendo desde quando sai da Faculdade.

Se você defende com unhas e dentes alguma linguagem e a concorrente te liga contratando para trabalhar com outra, você iria?Veja o exemplo:- Hoje você só sabe Java e a Microsoft te chama para trabalhar, você vai?Eu aposto que sim.

O mercado de desenvolvimento está muito bom pra quem sabe pelo menos 2 ou 3 linguagens de programação. Isso porque o cliente que precisa do software as vezes prefere uma e não a outra plataforma. Para a empresa não contratar mais de um funcionário com especialidades diferentes, ela prefere operar com pessoas com facilidade de aprendizagem ou que já tem conhecimento em algumas linguagens do mercado.

Vai um dica: aproveita que você não trabalha e só estuda para aprender mais plataformas e linguagens possíveis, mesmo que seu professor não te ensine. A Internet possui muito conteúdo para te ensinar e mostrar como funciona.O meu exemplo é o seguinte, trabalhei com C#, Java, VB, Objective-C, C e outras linguagens de interpretação. Já programei em vários ambientes e plataformas como Linux, Windows Service, Windows Desktop, Mobile e Web Sites. 


Não é impossível pra você. Espero que tenha gostado da dica.
Eu falei sobre isso no podcast #102 do site - http://www.ecode10.com/podcastlist/106/podcast-102-abra-os-olhos