Xiita no mundo de desenvolvimento



Voc√™ acredita que ainda existem pessoas que pensam que a linguagem Java √© a √ļnica no mundo e fala mal das outras sem saber ou pesquisar sobe o assunto?As pessoas n√£o gostam de entender ou estudar, gostam s√≥ de levar em conta a opini√£o de outras pessoas que s√£o xiitas nesse mundo de tecnologia e desenvolvimento.

O que me deixa com mais raiva √© a mentalidade dos desenvolvedores que defendem a ideia de que s√≥ vai ter√° um tipo de linguagem no mercado.Hoje existem os mais diversos ecosistemas poss√≠veis em empresas privadas e p√ļblicas.

Acessando os meus feeds de not√≠cias, vi um concurso p√ļblico procurando pessoas que programam usando a linguagem C# e a plataforma Share Point da Microsoft. O sal√°rio de R$ 8.805 reais mensais.¬†E o mais importante, voc√™ s√≥ precisa mostrar e provar que sabe.A prova ser√° a an√°lise de curr√≠culo e se houver empate ter√° uma prova oral (ou seja, uma entrevista).

Agora me fala, porque existem Universidades que só querem ensinar Java ao invés de mostrar todo ecosistema de linguagens existentes no mercado?Posso imaginar porque os professores não querem mostrar o ecosistema e todo seu funcionamento, porque são xiitas e não querem mudar as coisas. Isso envolve mais trabalho, leitura e aprendizado para passar ao aluno.

Eu sempre falei isso, inclusive em podcasts anteriores. Se você é programador ou aluno de Universidade, procure se formar sabendo pelo menos 3 linguagens e 2 plataformas diferentes para essas linguagens.

Plataforma é o local onde será executado o programa e a linguagem é o código que irá usar para fazer o software. Pelo menos é isso que entendo e defendo desde quando sai da Faculdade.

Se você defende com unhas e dentes alguma linguagem e a concorrente te liga contratando para trabalhar com outra, você iria?Veja o exemplo:- Hoje você só sabe Java e a Microsoft te chama para trabalhar, você vai?Eu aposto que sim.

O mercado de desenvolvimento está muito bom pra quem sabe pelo menos 2 ou 3 linguagens de programação. Isso porque o cliente que precisa do software as vezes prefere uma e não a outra plataforma. Para a empresa não contratar mais de um funcionário com especialidades diferentes, ela prefere operar com pessoas com facilidade de aprendizagem ou que já tem conhecimento em algumas linguagens do mercado.

Vai um dica: aproveita que voc√™ n√£o trabalha e s√≥ estuda para aprender mais plataformas e linguagens poss√≠veis, mesmo que seu professor n√£o te ensine. A Internet possui muito conte√ļdo para te ensinar e mostrar como funciona.O meu exemplo √© o seguinte, trabalhei com C#, Java, VB, Objective-C, C e outras linguagens de interpreta√ß√£o. J√° programei em v√°rios ambientes e plataformas como Linux, Windows Service, Windows Desktop, Mobile e Web Sites.¬†


Não é impossível pra você. Espero que tenha gostado da dica.
Eu falei sobre isso no podcast #102 do site - http://www.ecode10.com/podcastlist/106/podcast-102-abra-os-olhos