Introdução
Na Parte 1 deste tutorial apresentei o protocolo TCP/IP e qual o seu papel em uma rede de computadores. Na Parte 2 apresentei os princÃpios básicos do sistema de numeração binário. Também mostrei como realizar cálculos simples e conversões de binário para decimal e vice-versa. Feita a apresentação das operações básicas com números binários, vimos como o TCP/IP através de cálculos binários e, com base na máscara de sub-rede (subnet mask), determina se dois computadores estão na mesma rede ou fazem parte de redes diferentes. Nesta Parte do tutorial vou falar sobre o endereçamento IP. Mostrarei que, inicialmente, foram definidas classes de endereços IP. Porém, devido a uma possÃvel falta de endereços IP, por causa do grande crescimento da Internet, novas alternativas tiveram que ser buscadas.
Endereçamento IP – Classes de Endereços:
Nós vimos, na Parte 2, que a máscara de sub-rede é utilizada para determinar qual "parte" do endereço IP representa o número da Rede e qual parte representa o número da máquina dentro da rede. A máscara de sub-rede também foi utilizada na definição original das classes de endereço IP. Em cada classe existe um determinado número de redes possÃveis e, em cada rede, um número máximo de máquinas.
Foram definidas cinco classes de endereços, identificadas pelas letras: A, B, C, D e E. Vou iniciar com uma descrição detalhada de cada Classe de Endereços e, em seguida apresento um quadro resumo.
Classe A:
Esta classe foi definida com tendo o primeiro bit (dos 32 bits que formam um número IP) do número IP como sendo igual a zero. Com isso o primeiro número IP somente poderá variar de 1 até 126 (na prática até 127, mas o 127 é um número IP reservado, conforme detalharemos mais adiante). Observe, no esquema a seguir (explicado na Parte 2) que o primeiro bit sendo 0, o valor máximo (quando todos os demais bits são iguais a 1) a que se chega é de 127:
0 1 1 1 1 1 1 1
Multiplica por: 27 26 25 24 23 22 21 20
equivale a: 128 64 32 16 8 4 2 1
Multiplicação: 0x128 1x64 1x32 1x16 1x8 1x4 1x2 1x1
Resulta em: 0 64 32 16 8 4 2 1
Somando tudo: 0+64+32+16+8+4+2+1
Resulta em: 127
O número 127 não é utilizado como rede Classe A, pois é um número especial, reservado para fazer referência ao próprio computador. O número 127.0.0.1 é um número especial, conhecido como localhost. Ou seja, sempre que um programa fizer referência a localhost ou ao número 127.0.0.1, estará fazendo referência ao computador onde o programa está sendo executado.
Por padrão, para a Classe A, foi definida a seguinte máscara de sub-rede: 255.0.0.0. Com esta máscara de subrede observe que temos 8 bits para o endereço da rede e 24 bits para o endereço da máquina dentro da rede. Com base no número de bits para a rede e para as máquinas, podemos determinar quantas redes Classe A podem existir e qual o número máximo de máquinas por rede. Para isso utilizamos a fórmula a seguir:
2n- 2
, onde "n" representa o número de bits utilizado para a rede ou para a identificação da máquina dentro da rede. Vamos aos cálculos:
Número de redes Classe A:
Número de bits para a rede: 7. Como o primeiro bit sempre é zero, este não varia. Por isso sobram 7 bits (8-1) para formar diferentes redes:
27-2 -> 128-2 -> 126 redes Classe A
Número de máquinas (hosts)
Número de bits para identificar a máquina: 24
224-2 -> 16777216-2 -> 16.777.214 máquinas em cada rede classe A
Na Classe A temos apenas um pequeno número de redes disponÃveis, porém um grande número de máquinas
Classe B:
Esta classe foi definida com tendo os dois primeiros bits do número IP como sendo sempre iguais a 1 e 0. Com isso o primeiro número do endereço IP somente poderá variar de 128 até 191. Como o segundo bit é sempre 0, o valor do segundo bit que é 64 nunca é somado para o primeiro número IP, com isso o valor máximo fica em: 255-64, que é o 191. Observe, no esquema a seguir, que o primeiro bit sendo 1 e o segundo sendo 0, o valor máximo (quando todos os demais bits são iguais a 1) a que se chega é de 191:
1 0 1 1 1 1 1 1
Multiplica por: 27 26 25 24 23 22 21 20
equivale a: 128 64 32 16 8 4 2 1
Multiplicação: 1x128 0x64 1x32 1x16 1x8 1x4 1x2 1x1
Resulta em: 128 0 32 16 8 4 2 1
Somando tudo: 128+0+32+16+8+4+2+1
Resulta em: 191
Por padrão, para a Classe B, foi definida a seguinte máscara de sub-rede: 255.255.0.0. Com esta máscara de sub-rede observe que temos 16 bits para o endereço da rede e 16 bits para o endereço da máquina dentro da rede. Com base no número de bits para a rede e para as máquinas, podemos determinar quantas redes Classe B podem existir e qual o número máximo de máquinas por rede. Para isso utilizamos a fórmula a seguir:
2n- 2
, onde "n" representa o número de bits utilizado para a rede ou para a identificação da máquina dentro da rede. Vamos aos cálculos:
Número de redes Classe B:
Número de bits para a rede: 14. Como o primeiro e o segundo bit são sempre 10, fixos, não variam, sobram 14 bits (16-2) para formar diferentes redes:
214-2 -> 16384-2 -> 16.382 redes Classe B
Número de máquinas (hosts)
Número de bits para identificar a máquina: 16.
216-2 -> 65536-2 -> 65.534 máquinas em cada rede classe B
Na Classe B temos um número razoável de redes Classe B, com um bom número de máquinas
Classe C:
Esta classe foi definida com tendo os três primeiros bits do número IP como sendo sempre iguais a 1, 1 e 0. Com isso o primeiro número do endereço IP somente poderá variar de 192 até 223. Como o terceiro bit é sempre 0, o valor do terceiro bit, que é 32, nunca é somado para o primeiro número IP. Com isso o valor máximo fica em: 255-32, que é 223. Observe, no esquema a seguir, que o primeiro bit sendo 1, o segundo bit sendo 1 e o terceiro bit sendo 0, o valor máximo (quando todos os demais bits são iguais a 1) a que se chega é de 223:
1 1 0 1 1 1 1 1
Multiplica por: 27 26 25 24 23 22 21 20
equivale a: 128 64 32 16 8 4 2 1
Multiplicação: 1x128 1x64 0x32 1x16 1x8 1x4 1x2 1x1
Resulta em: 128 64 0 16 8 4 2 1
Somando tudo: 128+64+0+16+8+4+2+1
Resulta em: 223
Por padrão, para a Classe C, foi definida a seguinte máscara de sub-rede: 255.255.255.0. Com esta máscara de sub-rede observe que temos 24 bits para o endereço da rede e apenas 8 bits para o endereço da máquina dentro da rede. Com base no número de bits para a rede e para as máquinas, podemos determinar quantas redes Classe C podem existir e qual o número máximo de máquinas por rede. Para isso utilizamos a fórmula a seguir:
2n- 2
, onde "n" representa o número de bits utilizado para a rede ou para a identificação da máquina dentro da rede. Vamos aos cálculos:
Número de redes Classe C:
Número de bits para a rede: 21. Como o primeiro, o segundo e o terceiro bit são sempre 110, ou seja:fixos, não variam, sobram 21 bits (24-3) para formar diferentes redes:
221-2 -> 2097152-2 -> 2.097.150 redes Classe C
Número de máquinas (hosts)
Número de bits para identificar a máquina: 8
28-2 -> 256-2 -> 254 máquinas em cada rede classe C
Observe que na Classe C temos um grande número de redes disponÃveis, com, no máximo, 254 máquinas em cada rede. É o ideal para empresas de pequeno porte. Mesmo com a Classe C, existe um grande desperdÃcio de endereços. Imagine uma pequena empresa com apenas 20 máquinas em rede. Usando um endereço Classe C, estariam sendo desperdiçados 234 endereços. Conforme já descrito anteriormente, esta questão do desperdÃcio de endereços IP pode ser resolvida através da utilização de sub-redes.
Classe D:
Esta classe foi definida com tendo os quatro primeiros bits do número IP como sendo sempre iguais a 1, 1, 1 e
Classe E:
Esta classe foi definida com tendo os quatro primeiros bits do número IP como sendo sempre iguais a 1, 1, 1 e
Quadro resumo das Classes de Endereço IP: A seguir apresento uma tabela com as principais caracterÃsticas de cada Classe de Endereços IP:
Classe Primeiros bits Núm. de redes Número de hosts Máscara padrão
A 0 126 16.777.214 255.0.0.0
B 10 16.382 65.534 255.255.0.0
C 110 2.097.150 254 255.255.255.0
D 1110 Utilizado para tráfego Multicast
E 1111 Reservado para uso futuro
Endereços Especiais:
Existem alguns endereços IP especiais, reservados para funções especÃficas e que não podem ser utilizados como endereços de uma máquina da rede. A seguir descrevo estes endereços.
Endereços da rede 127.0.0.0: São utilizados como um aliás (apelido), para fazer referência a própria máquina. Normalmente é utilizado o endereço 127.0.0.1, o qual é associado ao nome localhost. Esta associação é feita através do arquivo hosts. No Windows 95/98/Me o arquivo hosts está na pasta onde o Windows foi instalado e no Windows 2000/XP, o arquivo hosts está no seguinte caminho: system32/drivers/etc, sendo que este caminho fica dentro da pasta onde o Windows foi instalado.
Endereço com todos os bits destinados à identificação da máquina, iguais a 0: Um endereço com zeros em todos os bits de identificação da máquina, representa o endereço da rede. Por exemplo, vamos supor que você tenha uma rede Classe C. A máquina a seguir é uma máquina desta rede: 200.220.150.3. Neste caso o endereço da rede é: 200.220.150.0, ou seja, zero na parte destinada a identificação da máquina. Sendo uma rede classe C, a máscara de sub-rede é 255.255.255.0.
Endereço com todos os bits destinados à identificação da máquina, iguais a 1: Um endereço com valor 1 em todos os bits de identificação da máquina, representa o endereço de broadcast. Por exemplo, vamos supor que você tenha uma rede Classe C. A máquina a seguir é uma máquina desta rede: 200.220.150.3. Neste caso o endereço de broadcast desta rede é o seguinte: 200.220.150.255, ou seja, todos os bits da parte destinada à identificação da máquina, iguais a 1. Sendo uma rede classe C, a máscara de sub-rede é 255.255.255.0. Ao enviar uma mensagem para o endereço do broadcast, a mensagem é endereçada para todos as máquinas da rede. Falaremos mais sobre Broadcast, Unicast e Multiast, nas próximas partes deste tutorial.
Conclusão
Nesta terceira parte do tutorial de TCP/IP, apresentei uma introdução ao conceito de Endereçamento IP e às classes de endereçamento padrão. Na Parte 4 falarei sobre a maneira como é feito o roteamento IP entre redes diferentes, através do uso de roteadores.
Não esqueça de consultar os endereços a seguir para aprofundar os estudos de TCP/IP:
http://www.juliobattisti.com.br/tcpip.asp
http://www.guiadohardware.info/tutoriais/enderecamento_ip/index.asp
http://www.guiadohardware.info/curso/redes_guia_completo/22.asp
http://www.guiadohardware.info/curso/redes_guia_completo/23.asp
http://www.guiadohardware.info/curso/redes_guia_completo/28.asp
http://www.aprendaemcasa.com.br/tcpip1.htm
http://www.aprendaemcasa.com.br/tcpip2.htm (até o tcpip43.htm)
http://www.vanquish.com.br/site/020608
http://unsekurity.virtualave.net/texto1/texto_tcpip_basico.txt
http://unsekurity.virtualave.net/texto1/tcpipI.txt
http://www.rota67.hpg.ig.com.br/tutorial/protocolos/amfhp_tcpip_av001.htm
http://www.geocities.com/ResearchTriangle/Thinktank/4203/doc/tcpip.zip