Sistema do Fundo Monetário Internacional foi invadido por criminosos, que podem ter capturado dados sigilosos de várias nações.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) foi vítima de um ciberataque “em larga escala e sofisticado”, que pode ter capturado dados confidenciais sobre a economia de vários países.

Segundo o jornal New York Times, que divulgou a informação no sábado (11/6), a instituição não divulgou detalhes sobre o que foi obtido pelos criminosos, mas confirmou a ação.

Apesar de ter acontecido há vários meses, o fato só foi revelado agora, por conta do vazamento de um documento interno enviado pelo FMI ao seu conselho de diretores.

Um porta-voz do FMI afirmou que a instituição está investigando o incidente, mas que não serão fornecidos mais detalhes. Segundo ele, o sistema do Fundo Monetário funciona sem problemas. De acordo com uma fonte do NYT, o caso representa uma grande falha.

O sistema do FMI possui comunicação com os líderes de várias nações, que negociam os termos de empréstimos essenciais para a economia de seus países e, em alguns casos, de todo o mundo.

Nos últimos meses, várias empresas e instituições têm sido alvo de ataques de crackers, os chamados "hackers do mal".

Fonte: IDGNow