Desenvolvimento de Aplicativos para TV Digital . Parte 2
Olá pessoal, seguindo a idéia do primeiro artigo gerado por mim; darei uma continuação com exemplos práticos de como começar a desenvolver um aplicativo para TV Digital. Está muito na moda esse nome “TV Digital”; mas de fato, existem poucas pessoas que viram e sabem como fazer software para a mesma.
Meu objetivo maior é mostrar passo a passo como começar a desenvolver software para um dispositivo “Televisão”, tão amplo e comum na vida de todo mundo.
Tive alguns problemas para começar a desenvolver esse tipo de software para essa tecnologia citada anteriormente, em relação a máquina, software, editor, jvm e muito mais. Relacionarei todos os esses problemas no desenrolar desse artigo.
- Ferramentas já testadas
Por utilizar o sistema operacional da Apple, S.O. OsX 10.5 (Leopard); senti dificuldade na instalação de JVM do java. Outra dificuldade que percebi foi que a ferramenta disponibilizada pela empresa do Rio chamada Composer não ajuda muito no desenvolvimento; (para quem já programa).
As duas ferramentas para desenvolvimento com Ginga-NCL que analisei foram: Composer e Eclipse Europa 3.3.2 com JVM 6.0.
- Sistema Brasileiro de Televisão Digital
Hoje para quem não conhece muito o SBTV (Sistema Brasileiro de Televisão Digital); existem várias tecnologias para desenvolver um aplicativo que funcione na TV Digital; como por exemplo: JavaTV, Ginga-NCL e suas variações, Lua, Microsoft TV e outras. As que estão sendo homologadas e utilizadas aqui no Brasil são: JavaTV, Ginga-NCL e Lua. Existe ainda alguns problemas sobre o padrão JavaTV, muitos querem e muitos não querem homologar essa tecnologia para o set-top-box. Vamos ver o que pode ocorrer com essas discussões; nos padrões brasileiros.
Para não sair do meu objetivo, que é mostrar e ensinar como começar a desenvolver para TV Digital, abordarei e mostrarei as duas tecnologias, Ginga-NCL e JavaTV.
- Instalação das ferramentas para desenvolvimento
Composer:
Acesse o site (http://www.ncl.org.br/ferramentas/index.html) e baixe a ferramenta composer. Clique no link NCL 3.0, em seguida aparecerão várias ferramentas como plugins, emuladores e tudo mais. Na coluna data existe o dia 22 de dezembro de 2007 onde possui COMPOSER: Editor de Documentos NCL para Linux, Windows e Mac. Neste sites existem alguns exemplos e tutoriais úteis.
Eclipse:
Acesse o site (http://www.eclipse.org/europa), é uma versão já customizada, com plugins necessários para desenvolvedor e muito mais. Depois de baixar, é necessário acessar outro site para download do plugin Eclipse-NCL criado por desenvolvedores da faculdade UFMA. Busque no site (http://laws.deinf.ufma.br/~ncleclipse/index.html); a instalação é simples, fácil e rápida. Basta descompactar o arquivo na pasta plugin e começar a usar.
Dentro do site, existe um vídeo mostrando como criar um projeto utilizando a ferramenta e o plugin. (http://laws.feinf.ufma.br/~ncleclipse/exemplo.html).
- Emulador:
Esse componente é muito importante para o desenvolvedor, pois mostra com efetividade uma emulação de TV em seu computador. Tudo que desenvolveu mostra perfeitamente junto a sua máquina, onde facilita a criação do mesmo. Faça o download no site (http://www.ncl.org.br/ferramentas/index_30.html).
- Qual Ferramenta Usar?
Como opinião pessoal, para você que já desenvolve e sabe usar a ferramenta eclipse, considero que é a melhor opção. A ferramenta composer serve para pessoas mais leigas e que precisa de uma ajuda, pois usa apenas visual; mais do que codificação. Já o eclipse é só codificação, porém possui o famoso “auto-complete”. Facilita muito a vida dos desenvolvedores de software.
Por esse fato, indico que o eclipse seria a melhor opção para quem já programa e o composer para quem está aprendendo.
- Exemplo de código:
Segue um exemplo de código feito pelo eclipse.
Nos próximos artigos mostrarei o primeiro desenvolvimento passo a passo.
Boa sorte a todos e leiam a bíblia.
Sign up to our newsletter
Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.