🔥 Articles, eBooks, Jobs, Columnist, Forum, Podcasts, Courses 🎓

Introdução ao ADO.NET Entity Framework | ecode10.com


Introdução ao ADO.NET Entity Framework

Descrição do artigo publicado no aspneti.com, cada artigo com seu resumo

[Artigo recomendando para Visual Studio 2008;SP1]
Tags: ADO.NET,O/R,Entity,.NET 3.5,VS2008,SP1,Banco de Dados,Mapeamento,LINQ

Com lançamento do novo modelo de acesso a dados na plataforma .NET conhecido como ADO.NET ganhamos um o acesso a dados nativo de alto desempenho ao SQLServer e Oracle superando os modelos tradicionais de outras plataformas.

O modelo do ADO.NET trouxe dois modos principais de acordo com o tipo de conexĂŁo estabelecida com o banco de  dados. O primeiro conhecido como  DataReader de alta performance  destinado ao acesso conectado  e modelo DataSet destinado ao modelo desconectado que funciona numa estrutura muito parecida ao banco de dados de forma off-line permitindo conter tabelas, relacionamentos, chaves primarias e manipulação das informações baseadas em coleção de objetos.

Com evolução da plataforma .NET passamos a contar com o modelo de acesso a dados baseado no TableAdapter que em conjunto com DataSet  que já permitiu criar de forma rápida uma camada de CRUD (Create, Read, Update, Delete) para acesso a dados já estabelecendo o primeiro contato com modelo objeto relacional O/R dispensando a necessidade de se fazer cĂłdigo ADO.NET manualmente.

Com o lançamento do .NET 3.5 foi incorporado ao mesmo o  LINQ (Language Integrated Query) que oferece uma importante caracterĂ­stica no .NET com a possibilidade de fazer consultas em cima de objetos.

Acompanhando a evolução da plataforma .NET agora temos a disposição o modelo ADO.NET Entity Framework que vai oferecer o mapeamento objeto relacional (O/R) de forma a permitir o mapeamento das tabelas do banco de dados como objetos para abstrair o acesso a dados deixando para o desenvolvedor que já conhece orientação a objetos mais um grande mecanismos de acessar banco de dados sem precisar conhecimento aprofundado de banco de dados e de T-SQL (Trasact SQL).

Com o LINQ to Entity Framework você poderá fazer mapeamento para diversas bases de dados (SQLServer, Oracle, DB2, MySql, PostgreSQL, SQLite, VistaDB, Informix, Sybase ... ) assim como para outras fontes como XML e serviços.

O primeiro passo Ă© adicionar um novo mapeamento  Entity Data Model que Ă© arquivo  
XML com as informações do banco de dados e das classes que será nossa visão. Para iniciar vá ao Visual Studio 2008 SP1 e adicione um novo arquivo Entity Data Model cuja extensão é “*.edmx” conforme figura 01 e figura 02.

 
Figura 01 – Criando Entity Data Model.

ApĂłs adicionar o arquivo vocĂŞ será direcionado pelo assistente para conectar no seu banco de dados  e fazer o mapeamento escolhendo as tabelas, views, procedures, funções

 
Figura 02 – Assistente para mapeamento.


 
Figura 03 – Selecionando objetos para mapeamento.

Após avançar terá como resultado o diagrama de classes conforme a figura 04.


 
Figura 04 – Diagrama de classe representando o mapeamento

Todas as classes mapeadas estarão dentro do Entity Data Model de nome “Banco01Model” conforme figura 05.


 
Figura 05 – Visualização do Molde Browser

Com diagrama criado conforme figura 04 você já pode usar o LINQ para fazer todas operações de consultas em seus objetos. Para um primeiro testes você pode adicionar uma nova pagina e arrastar um controle do tipo GridView e incluir o seguinte código de teste no Page_Load conforme exemplo na figura 06.



Figura 06 – Consultando Entity Framework usando LINQ to Entity.

Conforme vocĂŞ pode observar no simples cĂłdigo de exemplo estamos fazendo uma consulta usando LINQ na coleção de objetos Clientes e armazenando o resultado no objeto consulta. Depois estamos fazendo a vinculação  com um GridView.

Para o desenvolvedor ele nĂŁo vai precisar escrever cĂłdigo .NET para acessar o banco de dados e no lugar do T-SQL para as consultas vai usar o LINQ que Ă© totalmente integrado
ao IntelliSense do Visual Studio. Isso representa um enorme ganho de produtividade.


Você também vai poder vincular o GridView diretamente pelo IDE usando criando um novo Entiy Data Source conforme figura 07.



Figura 07 – Criando Entity Data Source.



Figura 08 – Configurando Entity Data Source

Agora o prĂłximo passo Ă© configura o GridView para paginar e atualizar registros conforme figura 09.

 

Figura 09 – Configurando GridView

Conforme você conferiu nesse artigo o Linq to Entity abre um novo leque de oportunidades na construção de aplicações baseadas em orientação a objetos usando o novo modelo de mapeamento objeto relacional que visa abstrair todo código de acesso a dados colocando o desenvolvedor um novo patamar de produtividade.

Comente esse artigo e não se esqueça de uma frase importante “Não tem que ser difícil”. Até a próxima!








Create a free account, o log in

Gain access to limited free articles, news alerts, select newsletters, podcasts and some daily games.
âś“ Full articles, âś“ Write forums, âś“ Access podcast, âś“ Full jobs opportunities, âś“ Access eBooks, âś“ Access magazine, âś“ Access videos

Enjoy unlimited access to all of ecode10.com and our group.


Subscribe
Top