Alongar é preciso
O que é o alongamento?
Alongamento é um exercício voltado para aumento da flexibilidade muscular. Ele provoca um estiramento nas fibras musculares propiciando assim um aumento no comprimento do músculo. Quanto mais alongado o músculo for maior será a precisão deste mesmo músculo quando for executar algum movimento.
Além de promover um aumento na flexibilidade muscular ele causa um relaxamento do corpo e da mente.
Quais são os benefícios do alongamento?
Vale lembrar que para haver ganho de flexibilidade muscular e todos os benefícios que iremos citar abaixo é necessário adquirir o hábito de se alongar sempre pois se for feito esporadicamente com certeza os resultados não irão aparecer.
Os benefícios são:
-melhora da coordenação motora e reflexos em geral;
-melhora a consciência corporal;
-alivia tensões;
-estimula a flexibilidade;
-previnem lesões;
-aumentam a circulação.
Pra que fazer alongemento?
No dia a dia sempre adotamos algumas posturas que nos trazem mais conforto ( que geralmente são as que não nos gera dor ou algum incomodo) e com isso adotamos uma “postura viciosa” que reflete num futuro próximo em uma má postura.
Para adotar essa tal “postura viciosa” alguns músculos adotam um tamanho menor do que o seu comprimento normal , o que chamamos de musculatura encurtada, gerando assim uma diminuição no movimento de determinada articulação.
Ao estar encurtada a musculatura começa a gerar dor e desconforto porque o músculo nunca está relaxado e isso aumenta a tensão muscular causando dor na articulação afetada. No início quando o indivíduo adota a postura que ele acha adequada ele sente um conforto que num futuro próximo começará a gerar o desconforto pelo fato do músculo estar sempre contraído.
Com a prática diária de alongamentos os músculos começam a trabalhar mais harmonicamente melhorando até mesmo a qualidade de vida, diminuindo dores e a tensão provocada pela vida moderna.
Como fazer alongamento?
É importante saber fazer o alongamento corretamente, acrescentando uma boa respiração ( inspirando pelo nariz e expirando pela boca lentamente) e permanecendo em um tempo adequado.
O tempo que se preconiza para um alongamento efetivo é de 30 a 60 segundos, a tensão gerada deve ser suportável para evitar lesões e os movimentos devem ser lentos e suaves.
Alongamentos para pessoas que trabalham em frenta ao computador
É necessário um intervalo de 50 em 50 minutos para alongar-se, relaxar e levantar da cadeira para melhorar o retorno venoso. Imagens ilustrativas de como fazer alguns alongamentos no trabalho.
?
Alongando as costas. Sentado, deite o tronco em cima das pernas e deixe as mãos livres.
?
Estique os braços e os dedos, durante 40 segundos. Esse exercício é indicado para evitar tendinite e LER.
Também indicado para evitar a tendinite e a LER. Com os braços esticados, mantenha os pulsos fechados.
?
Com as mãos apoiadas na cadeira, faça o movimento de rotação da coluna e mantenha o pescoço reto na linha dos ombros.
?
Para alongar a panturrilha quando estiver sentado. Mantenha o movimento por 40 seg. ou se preferir, em duas séries de 20 seg.
Para alongar a parte anterior da coxa. Sentado com o braço esquerdo, segure a perna esquerda. Repita o movimento com a outra perna.
?
Esse alongamento trabalha a região do glúteo. Sentado, posicione o tornozelo de uma perna em cima do joelho da outra. Pressione com as mãos.
?
Esse movimento é para alongar a lateral das pernas. Faça com as duas pernas, mantendo a posição por 40 segundos.
?
Este artigo teve o intuito de esclarecer algumas dúvidas que se tem a respeito de alongamento. Bom alongamento a todos!
Sign up to our newsletter
Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.
Related articles
Você tem boa postura no trabalho?
Descrição do artigo publicado no aspneti.com, cada artigo com seu resumo
LER: prevenir ou remediar?
Descrição do artigo publicado no aspneti.com, cada artigo com seu resumo