🔥 Apps, books, system as a service, podcast and more



Visual SourceSafe – Série 6

        Pessoal, continuaremos a série com o Visual SourceSafe, mostramos especificamente como pegar a diferença ou versão antiga do seu código fonte.

            Mas antes, segue os links para as versões antigas da série abaixo:

Vídeos: http://www.aspneti.com/Visual+SourceSafe+462,0.aspx

Série 1: http://www.aspneti.com/Visual+Source+Safe+Serie+1+450,0.aspx

Série 2: http://www.aspneti.com/Visual+Source+Safe+Serie+2+457,0.aspx

Série 3: http://www.aspneti.com/Visual+SourceSafe+Serie+3+466,0.aspx

Série 4: http://www.aspneti.com/Visual+SourceSafe+Serie+4+492,0.aspx

Série 5: http://www.aspneti.com/Visual+SourceSafe+Serie+5+501,0.aspx

 

Introdução

            Nas últimas séries, foi falado do chekIn e o checkOut e History de um documento específico. Continuemos a facilidade dos artigos anteriormente falando exatamente do botão DIFF que existe dentro da tela de History.

            Não se pergunte porque o Diff, o que ele pode te ajudar no seu dia a dia. Como desenvolvedores de software que somos, temos a obrigação de guardar os códigos fontes, são preciosos e em cada versão desenvolvida deve existir a possibilidade de saber qual foi à diferença entre a primeira versão e a última.

            Com a ferramenta que versiona o código fonte existe a possibilidade clara e fácil de ter todas as versões, quem e quando alterou o documento ou artefato.

 

Passo a Passo

            Abrimos o Visual SourceSafe e escolhemos um tipo de projeto real, ou seja, está em desenvolvimento pleno com suas versões específicas. (Referência 6.1)


Referência: 6.1

 

            O arquivo que escolhemos foi o Apoio.asmx.cs, é especificamente um WebService. Não entraremos no fato do tipo do arquivo ou projeto, lembramos que isso pode ser feito com qualquer tipo de arquivo versionado dentro do VSS.

 


Referência: 6.2

 

            Clicamos com o botão direito em cima do arquivo, escolhemos a opção Show History. (Referência 6.2).

 


Referência: 6.3

 

            Na tela de History notamos que a primeira coluna é o número da versão (Version), ou seja a quantidade de versão no VSS do arquivo. Na coluna seguinte, é notificado qual usuário alterou o arquivo (User). A terceira coluna é informado a Data (Date) de alteração. A quarta coluna consta apenas o endereço do arquivo dentro do VSS (Action).

 

            Para saber a diferença entre um documento e outro, existem versões diferentes. As versões podem ser de um mesmo usuário ou diferente. É importante notar que na coluna User existem vários tipos de usuários.

 


Referência: 6.4

 

            Para selecionarmos duas versões diferentes, bastamos segurar o botão Ctrl e com o Mouse clicamos em outra versão desejada. (Referência 6.4).

            Ao lado direito da tela, foram disponibilizados apenas alguns botões para clique, Close, Diff, Report e Help. Clicamos no botão Diff. (Referência 6.5)

 


Referência: 6.5

           

            O programa abre automaticamente outra tela cujo pode ser visualizado em outros programas como o Visual, SourceSafe e Unix. É uma preferência do usuário. Geralmente utilizamos o padrão que já vem.

            Clicamos no botão Ok e a comparação foi feita. (Referência 6.6)

 


Referência: 6.6

 

            As linhas azuis são linhas deletadas, vermelhas alteradas e verdes incluídas.

 


Referência: 6.7

 

            Bom, esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida, favor postar comentário.

 

Sign up to our newsletter

Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.

Top