🔥 Apps, books, system as a service, podcast and more



Tutorial de TCP/IP – Parte 25 – Criando Zonas Reversas

Introdução:

Prezados leitores, esta é a quinta parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo deste primeiro módulo foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT. Nesta segunda parte da série, que irá da parte 20 até a parte 40 ou 50, apresentarei as ações práticas, relacionadas com os serviços DNS, DHCP e WINS.


LIVRO IMPRESSO

MANUAL DE ESTUDOS PARA O EXAME 70-217 – 752 páginas

Um curso completo de Active Directory no Windows 2000 Server


E-BOOK EM FORMATO PDF

MANUAL DE ESTUDOS PARA O EXAME 70-216 – 712 páginas

Aprenda sobre o DNS, DHCP, WINS, RRAS, Roteamento, IPSEc, etc.

Nesta parte desta segunda série de tutoriais, darei continuidade a parte prática de Administração do DNS,no Windows 2000 Server. Você aprenderá sobre o conceito de Zonas Reversas e aprenderá a criar uma zona reversa, em um servidor DNS, baseado no Windows 2000 Server.


Zonas de pesquisa inversa – Reverse Lookup Zones - Conceito

A maioria das consultas para resolução de nomes, realizadas pelos clientes são consultas diretas – Forward Lookup. Neste tipo de consulta o cliente tem um nome DNS e quer pesquisar uma informação associada com o nome, normalmente um endereço IP. Ou seja, a resposta esperada é o endereço IP associado com o nome pesquisado. Por exemplo, quando você digita http://www.juliobattisti.com.br no seu navegador, o servidor DNS faz uma pesquisa direta, para tentar encontrar o número IP associado com o nome www.juliobattisti.com.br

O DNS também dá suporta as chamadas pesquisas inversas (Reverse Lookup), na qual o cliente tem um endereço IP válido e deseja localizar o nome associado com o endereço IP. Vejam que é o contrário da pesquisa direta (por isso que o nome é pesquisa reversa). Na pesquisa direta o cliente tem o nome e deseja localizar o endereço IP associado. Na pesquisa reversa o usuário tem o endereço IP e deseja localizar o nome associado.

Originalmente o DNS não foi projetado para dar suporte a este tipo de consulta. Pela maneira hierárquica como o DNS está organizado, a única maneira para responder este tipo de consulta, se fossem utilizadas apenas as zonas diretas, seria pesquisar todos os servidores DNS existentes o que faria com que o tempo de consulta fosse muito elevado, o que inviabilizaria o uso de pesquisas reversas.

Para resolver esta questão foi criado um domínio especial, com o nome de in-addr.arpa. Este domínio faz parte das definições atuais do DNS e foi a maneira encontrada para fornecer a resolução reversa de nomes, sem que houvesse a necessidade de pesquisar em todos os servidores DNS.

Para criar o espaço de nomes reverso, são criados subdomínios do domínio especial in-addr.arpa. O nome destes subdomínios é formado pela ordem inversa do número IP da rede.

Por exemplo, considere a rede 100.20.50.0/255.255.255.0. A zona para resolução reversa desta rede seria a seguinte:

50.20.100.in-addr.arpa

Observe que coloquei os números da rede de trás para a frente como um sub-domínio do domínio especial in-addr.arpa. Esta ordem inversa é necessária porque, você deve estar lembrado do tópico sobre como são resolvidas as consultas do DNS, que a resolução é feita de trás para frente. Ao reverter os números, para formar o sub-domínio, quando os números são lidos de trás para a frente eles ficam na ordem certa. Por exemplo, lendo 50.20.100 de trás para frente fica: 100.20.50, ou seja, o número da rede na ordem certa.

Nota: O uso do domínio in-addr.arpa é aplicado a todas as redes baseadas no protocolo IP versão 4 (IPv4), que utiliza endereços IP de 32 bits.

Importante: Os mecanismos de recursão e interação, utilizados para a resolução direta de nomes, também são utilizados para a resolução reversa.


Criando uma zona reversa

A seguir você aprenderá a criar uma zona reversa. Você criará uma zona reversá para a rede 120.200.35.0/255.255.255.0. A primeira etapa é determinar o nome da zona reversa (na prática isso não seria necessário, pois o assistente de criação nós dá uma ajuda neste sentido). A determinação do nome da zone reversa é bastante simples:

1. Inverta os octetos que compõem a rede: 35.200.120 (é o inverso de 120.200.35).

2. O número já invertido é criado com um sub-domínio do domínio in-addr.arpa: 35.200.120.in-addr.arpa.

Para criar a zona reversa 35.200.120.in-addr.arpa, siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2. Abra o console DNS: Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> DNS.

3. Será exibido o console DNS. No painel da esquerda, por padrão, estão disponíveis as seguintes opções:

  • Zonas de pesquisa direta
  • Zonas de pesquisa inversa

4. Neste exemplo você utilizará a opção Zonas de pesquisa inversa. Clique com o botão direito do mouse neste opção.

5. No menu de opções que é exibido clique em Nova Zona...

6. Será aberto o assistente para a criação de uma nova zona.. A primeira tela do assistente é apenas informativa. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

7. Nesta etpa você deve informar o tipo de zona a ser criada. Estão disponíveis as opções Integrada ao Active Directory, Primária Padrão e Secundária padrão. Você aprenderá sobre zonas secundárias e sobre a integração com o Active Directory, em outras partes deste tutorial. Se o servidor que você está utilzando for um DC, estará disponível a opção Integrada com o Active Directory. Você também aprenderá sobre esta opção mais adiante e sobre a integração do DNS com o Active Directory. Para o nosso exemplo, defina as configurações indicadas na Figura a seguir:



Figura - Criando uma zona primária, não integrada com o Active Directory.

8. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

9. Nesta etapa será solicitado que você digite a identificação da rede. Digite a identificação na ordem normal. O próprio assistente se encarrega de inverter a ordem dos octetos da rede, para formar o nome da zona reversa. Digite, por exemplo 35.200.120 e o assistente gera o nome da zona reversa, conforme exemplo da Figura a seguir:



Figura - Geração automática do nome da zona reversa.

10. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11. Nesta etapa você define se deseja criar um novo arquivo onde serão gravadas as informações sobre a zona reversa 120.200.35.in-addr.arpa ou se deseja usar um arquivo já existente.

Nota: Você pode utilizar um arquivo existente, caso a zona já existisse previamente e houve problemas no servidor DNS. Neste caso você poderá recriar a zona e mandar usar o arquivo já existente anteriormente. Ao fazer isso, todas as informações contidas anteriormente serão recuperadas a partir do arquivo já existente.

No nosso exemplo vamos salvar as informações da zona em um novo arquivo. Por padrão, para o nome do arquivo, o assistente sugere o nome da zona com a extensão .dns. O arquivo será criado na pasta systemroot\System32\Dns , onde systemroot representa a pasta onde está instalado o Windows 2000 Server. Vamos aceitar esta opção, conforme indicado na Figura a seguir:



Figura - Definindo o nome do arquivo onde serão salvas as informações.

12. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

13. Será exibida a tela final do assistente. Se você quiser alterar alguma opção pode utilizar o botão Voltar. Clique em Concluir, para criar a zona primária reversa: 120.200.35.in-addr.arpa.dns, conforme indicado na Figura a seguir:



Figura - A zona 120.200.35.in-addr.arpa.dns, recém criada.


Conclusão

Nesta parte do tutorial apresentei o conceito de zona reversa e mostrei como é simples a criação de uma zona reversa, no servidor DNS do Windows 2000 Server.

Nas próximas partes deste tutorial, segundo dentro da filosofia de apresentar ações práticas, você aprenderá sobre a criação de registros em uma zona do DNS.

Sign up to our newsletter

Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.

Related articles

Top