Resources e Internacionalização usando Visual Studio.NET 2005 (Parte IV)
Olá pessoal, meu nome é Mauricio Junior e estou disposto a continuar mostrando como utilizar os arquivos resources e internacionalização usando o Visual Studio.NET 2005 parte IV.
Se você perdeu alguma parte, acesse o site www.aspneti.com ou www.juliobattisti.com.br, lá existem todas as partes anteriores.
Continuando, depois que fiz o código da página, gerei os arquivos de internacionalização; falta apenas escrever um código dentro de minha página default.aspx.cs. Para acessar a parte CODE BEHING da página, cliquei com o botão direito e fui na opção VIEW CODE.
No início do código, importei algumas classes. (2.4)
//ímportes using System.Globalization; using System.Threading; |
Referência: 2.4
Dentro da classe depois que importei as classes, criei uma classe override chamada InitializeCulture(). Onde atribui a língua escolhida dentro da página. (2.5)
protected override void InitializeCulture() { if (Request.Form["cmbLinguagem"] != null) { String selectedLanguage = Request.Form["cmbLinguagem"]; UICulture = selectedLanguage; Culture = selectedLanguage; Thread.CurrentThread.CurrentCulture = CultureInfo.CreateSpecificCulture(selectedLanguage); Thread.CurrentThread.CurrentUICulture = new CultureInfo(selectedLanguage); } base.InitializeCulture(); } |
Referência: 2.5
Explicação:
Esse método sobre escreve o base configurando a língua ou cultura da página. Depois de configurar a cultura o sistema sabe automaticamente qual arquivo de resource pegar, ou seja, o português, inglês ou alemão.
Pergunto se o valor da combo é nulo. (2.6)
(Request.Form["cmbLinguagem"] != null) |
Referência: 2.6
Atribuo o valor da variável “selectedLanguage” ao valor da combo. Atribui o valor a variáveis UICulture e Culture o próprio valor atribuído a variável selectedLanguage. (2.7)
UICulture = selectedLanguage; Culture = selectedLanguage; |
Referência: 2.7
A referência 2.8, mostro como criar primeiramente uma cultura corrente específica e depois criar uma nova instância do objeto para o UICulture. (2.8)
Thread.CurrentThread.CurrentCulture = CultureInfo.CreateSpecificCulture(selectedLanguage); Thread.CurrentThread.CurrentUICulture = new CultureInfo(selectedLanguage); |
Referência: 2.8
Em sequência, mostro uma ilustração da classe criada, o arquivo default.aspx.cs. (2.9)
Referência: 2.9
No método Page_Load, atribui as variáveis dentro da página para ser mostradas junto ao usuário. Referência 3.0.
lblDescricao.Text |
Resources.ResourceKey.Label |
cmdLinguagem.Text |
Resources.ResourceKey.Button |
Dessa forma, pego os valores do arquivo de resources e mostro na tela para o usuário.
Cliquei no botão F5 do Visual Studio.NET 2005 e apareceu a referência 3.0. No brownser, pelo fato do padrão estar em português, já aparece os valores do arquivo de resources dentro da página web.
Referência: 3.0
Escolhi a opção em inglês e cliquei no botão SETAR LINGUAGEM. Veja você mesmo o resultado da página. (3.1)
Referência: 3.1
Foram passados todos os valores da página para a língua inglesa. Isto é, foi lido do arquivo de resources. Para testar o alemão, fiz a mesma coisa. Escolhi a opção GERMAN na combo e cliquei
Referência: 3.2
Bom, o meu alemão não é grande coisa. Mesmo assim, os valores da página foram mudados automaticamente para alemão, ou seja, para a língua escolhida.
Fico por aqui com mais um artigo.
Segue meus livros publicados.
Qualquer dúvida, favor mandar e-mail.
Mauricio Junior
Sign up to our newsletter
Receive our latest updates about programming languages, software, database, books, ebooks, classes, jobs and more.