Anuncie seus apps conosco

Visual Studio Cross platform

Olá pessoal, hoje eu vou falar um pouco sobre as ferramentas disponíveis para desenvolvimento de software para diversas plataformas. Conversando com vários desenvolvedores, arquitetos, programadores júniors e sêniors, todos de forma unânime preferem a ferramenta Visual Studio criada pela Microsoft.

Image Figura - Comum

A figura é para mostrar que isso vai ser mais comum do que imagina. Se acostume a ver imagens de outras plataformas em um site da Microsoft. Não seja "xiita".

Este ano a empresa foi além, criou várias ferramentas para que rode em qualquer plataforma como: Linux, Windows e macOS. O que você deve pensar hoje é que a ferramenta tem que te ajudar a desenvolver software da maneira mais simples, sem travar e sem te prejudicar, se você gasta mais de hora para montar o ambiente e configurar fique de olho porque você poderia gastar isso no desenvolvimento ou planejamento do software. Quando falo software quero dizer aplicativo web, mobile, desktop ou qualquer outra.

Este artigo é mais informativo para que você possa se instruir e analisar qual pode ser a melhor ferramenta pra você.

#Visual Studio for Mac

A Microsoft lançou no final deste ano o Visual Studio para Mac completo. E o mais impressionante é que você não precisa pagar nada para utilizar. Basta instalar no macbook e começa a desenvolver web site, aplicativos mobile, sistemas desktop sem qualquer problema, utilizando a mesma experiência que tem no sistema operacional Windows. A figura 1 mostra o Visual Studio para Mac (preview) mas tudo funcionando.

Image Figura 1 - Visual Studio for Mac

Você pode fazer download diretamente pelo site da Microsoft, link 1 referenciado. Até então, não existia nenhuma possibilidade de programar usando a linguagem C# na plataforma da Apple.

Link 1: https://www.visualstudio.com/vs/visual-studio-mac/

No site você pode ver exemplos e vídeos explicando como desenvolver.

#Visual Studio Code

A Microsoft tem também o Visual Studio Code criado para funcionar como a ferramenta Eclipse, isto é, utilizando plugins desenvolvido por empresas ou desenvolvedores individuais. Você pode escolher a plataforma para fazer download sem qualquer problema. Veja a figura 2.

Image Figura 2 - Visual Studio Code

Particularmente, essa ferramenta é muito rápida e eu a utilizo para editar um código simples e rápido. Não instalei plugin ainda para fazer alguns testes, mas vale a pena verificar. O link 2 mostra o local para fazer download.

Link 2: https://code.visualstudio.com

#Visual Studio Insiders

O Visual Studio Insiders também é uma ferramenta muito boa e um pouco mais completa do que a Visual Studio Code citada anteriormente. O ícone é verde e diferente da anterior. Muitos não sabem dessa ferramenta ainda, mas posso garantir a vocês que funciona muito bem.

Ela funciona como um Eclipse também, você instala plugins mas existem mais refinamentos que ajudam ao desenvolvedor de software a desenvolver tranquilamente.

Image Figura 3 - Visual Studio Insiders

Como as outras ferramentas, ela é leve e funciona em qualquer plataforma. Veja o link 3 mostrando onde fazer download.

Link 3: https://code.visualstudio.com/insiders

#Xamarin

Outra ferramenta famosa e agora pertencente à empresa Microsoft é o Xamarin. Você programa também em C# e pode compilar seu software para funcionar em qualquer plataforma, inclusive mobile como Android, iOS e Windows (Universal App).

Quando a ferramenta foi criada, foi uma revolução para os desenvolvedores, o único problema era que custava $900 dólares para poder utilizar. Depois que a Microsoft comprou, a ferramenta ficou grátis e muitos devs aderiram. Veja a figura 4.

Image

Figura 4 - Xamarin

O download é feito como nas outras ferramentas, gratuitamente pela Internet e sem pagar nada. Não importa se tem Linux, Windows ou Mac. O link 4 mostra o endereço para fazer download.

Link 4: https://www.xamarin.com/platform

Bom, espero que tenha gostado do leu e viu. Essa foi apenas uma dica pra você verificar e estudar sobre as ferramentas de desenvolvimento utilizadas por desenvolvedores experientes. Não fique de fora e teste-as.

Qualquer dúvida, por entrar em contato pelo site https://www.mauriciojunior.org.


Autor: Mauricio Junior
Udocs.me