[Pagamento e recebimento pelo celular - idgnow.com.br]

Olá pessoal, gostaria de falar hoje sobre esse assunto tanto quanto polêmico e ao mesmo tempo inovador. O primeiro destaque que gostaria de falar é referente ao recebimento de salário, quase ninguém recebe mais o salário na mão, ou através de cheque administrativo. Quase ninguém porque eu conheci uma pessoa que recebia com cheque administrativo que trocava diretamente no caixa eletrônico. Algumas ajudantes de casa também preferem receber o dinheiro do que depósito em conta.

Algum tempo atrás, passaram de pagamento em dinheiro para pagamento em bancos, isso foi uma inovação. Essa inovação envolveu segurança para o trabalhador e menos assalto no dia do pagamento. O dinheiro passou a ficar no banco onde o trabalhador pode fazer pequenos saques, pagamentos e tudo mais.

Para comprar alguma coisa, você tinha que ir ao comércio e escolher o produto. A inovação veio com a Internet e o comércio eletrônico. No início, todo mundo começou a estranhar comprar um produto usando o computador e muitas vezes sem experimentar, pegar, sentir e cheirar. Hoje ninguém vive sem comprar pela Internet nos sites de comércio, querendo ou não, facilita muito a vida das pessoas .

Hoje ninguém pega em dinheiro, o dinheiro fica no banco que pode ser acessado pelo Internet Banking. Quase ninguém anda com dinheiro, anda com cartão de crédito ou débito que no final fatura através de boleto ou débito na conta. O comerciante que está atento, usa a máquina para passar cartão ou o próprio celular usando aplicativos para pagamento como o da CIELO.




[CIELO no iPhone - geracaoiphone.blogspot.com]

Um dia desses estava lanchando em um determinado estabelecimento quando percebi que, não tinha dinheiro dentro da carteira. Até a noite anterior eu sei que tinha dinheiro porque tinha sacado, mas alguma situação aconteceu para que o dinheiro fosse retirado da carteira. Em resumo, estava sem dinheiro e precisando pagar o estabelecimento. Ao perguntar ao lojista se ele aceitava cartão, ele veio com o celular e o aplicativo da CIELO pedindo o número e a senha. Achei fantástico e acima de tudo confiei no estabelecimento.

Você se sente confortável e confiante em fazer pagamento usando o seu cartão de crédito? A nossa cultura está acostumada em passar o cartão na máquina e não no celular de alguém usando o aplicativo na CIELO. Se receber pagamento no celular/smartphone já é disponível, que tal fazer pagamento usando o mesmo dispositivo?

Imagina você utilizar o seu celular, smartphone, tablet (de qualquer marca) para fazer pagamento a um estabelecimento? Você se sentiria confortável pagar alguma conta usando o seu celular? Você se sente confortável deixando o seu cartão de crédito gravado dentro de um aparelho pequeno, de fácil perda e foco de assaltantes como no Brasil? Esse é um assunto muito polêmico porque toda essa tecnologia é nova.



[Dinheiro no celular - www.techlider.com.br]

Existem várias tecnologias existentes para fazer pagamento usando celular, nenhuma bem explorada no Brasil. No mestrado que fiz na Universidade de Brasília abordei o assunto e acabei gerando um framework para pagamento usando qualquer dispositivo móvel. Funciona muito bem e com bastante segurança.

No Brasil, o pagamento através de dispositivos não está difundido e ainda pode demorar devido a cultura. Pra você que for usar algum tipo de pagamento usando o celular, preste atenção sempre de como os dados estão sendo armazenados, como a transmissão está sendo feita e se a segurança está sendo aplicada, mesmo que perca o dispositivo.

Goste você ou não, um dia vai chegar o momento de fazer pagamento usando qualquer dispositivo móvel no Brasil. Esse dia pode chegar sem que você perceba e é necessário entender todo seu funcionamento. Pode ser que o pagamento usando "maquininha" de cartão nunca acabe, acredito que uma outra opção será criada para ajudar àqueles que usam tecnologia.

Estava eu em uma loja comprando brinquedos ao meu sobrinho fora do Brasil. No momento da fila uma moça com a camisa do Google me abordou perguntando se gostaria de conhecer uma tecnologia de pagamento móvel. Respondi que sim e ela começou a falar do Google Wallet. Ela abriu um aplicativo no celular com Android e me informou como cadastrar meu usuário e cartão de crédito. Chegando a minha vez no caixa, ela deixou o celular na minha mão e pediu pra eu aproximar o aparelho da máquina. Ao aproximar, o aparelho pagou a conta utilizando o cartão de crédito deles, sim do Google. Eles pagaram a minha conta e demonstraram como funciona o aplicativo.

A tecnologia utilizada foi a NFC, ele é capaz de se comunicar em curto alcance. O caixa tem um aparelho com a mesma tecnologia que recebe a informação de pagamento e processa a venda. Não vou entrar em detalhes aqui sobre a tecnologia, mas meus dados ficaram gravados dentro do aparelho. Se o celular é perdido todos os dados são perdidos e qualquer pessoa pode usar. A melhor solução seria usar uma unidade certificadora, ou seja, uma empresa responsável por guardar a informação de forma segura na nuvem e não no dispositivo.

A Apple tem um aplicativo de compras, nele você pode comprar tickets, cupons e passagens aéreas. O chamado PassBook está disponível na versão 6.0 do iOS fora do Brasil. No Brasil, a tecnologia ainda não foi ativada, lembrando, desenvolvedores podem desenvolver aplicativos próprios pra ele.

Outras tecnologias mais baratas existem para fazer a mesma coisa, isso porque nem todo aparelho possui esse chip NFC de comunicação. Mesmo assim, esse artigo não é para falar das tecnologias ou entrar muito em detalhe; espero que tenha gostado do que leu até agora e comece a se preparar para usar novas tecnologias.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org