Caro(a) Leitor(a), estava eu procurando uma maneira de trabalhar desenvolvendo software e ao mesmo tempo outra pessoa em outro país me ajudando nesse desenvolvimento. 

Como não tenho uma estrutura com servidor e link dedicado em casa, procurei algumas soluções baratas ou sem custo para armazenar o meu projeto de forma segura, podendo editar o código fonte ao mesmo tempo que o outro desenvolvedor.


Caso quiser fazer essa estrutura em casa, ficar bem caro para manter um link dedicado e gerenciar o controle de acesso. Hoje existem vários serviços na Internet que podem nos ajudar.




Site: http://www.windowsazure.com/en-us/ 


O Azure é um servidor da Microsoft cujo o objetivo é ajudar ao desenvolvedor armazenar seus códigos de maneira segura, hospedar sites, serviços e banco de dados. 


Existe um custo no Azure que precisa ser pago de acordo com a utilização da banda e acesso ao site. Esse custo é relativamente barato em alguns casos. 




Site: http://aws.amazon.com/pt/web-hosting/ 


Existe o serviço do Amazon que faz a mesma coisa porém pode ser criado e gerenciado servidores. No caso do Amazon, é necessário que saiba algumas técnicas importantes como segurança de servidor, tráfego de rede, invasão, portas abertas e tudo mais.


Esse serviço está sendo usado no Brasil por muitas pessoas, principalmente para hospedar sites e imagens. 


Para ganhar mercado, a Amazon deixou o serviço no Brasil grátis, isso mesmo. Grátis por um ano até que possa familiarizar com as informações e serviços. Você só paga depois de um ano de uso.


Não cabe a mim julgar qual é o melhor entre eles (Azure ou Amazon). Mas uma coisa eu sei dizer, esses dois serviços estão ganhando o mercado brasileiro e se os “hospedeiros” não melhorarem seus serviços, vão perder mercado.

Nenhum dos serviços citados acima eu escolhi ainda para hospedar o meu site e sistema, isso porque estou testando as duas soluções e analisando qual pode ser melhor para o meu caso.


Team Foundation Server


Depois de tanta pesquisa, acabei achando um site da Microsoft interessante para o desenvolvedor. O bom é que funciona utilizando outras ferramentas de desenvolvimento como o Eclipse e o Visual Studio. Esse site não funciona como serviço de hospedagem, funciona como gerenciador de conteúdo.

Hoje estou utilizando o Visual Studio 2012 para desenvolver o site em MVC. O site que achei é o http://tfs.visualstudio.com. Ele é um site onde você pode armazenar seu código fonte e outra pessoa do outro lado do mundo pode programar junto contigo. 


Ele guarda as versões, mostra o que foi alterado, quem alterou, qual linha está diferente, você pode dar permissão para usuário ver, ler, alterar e ainda pode gerar tarefas para seus desenvolvedores.


Esse tipo de ferramenta é fantástica porque tudo pode ser gerenciado de forma simples e fácil. O TFS (Team Foundation Server) deixa que até 5 pessoas tenham acesso ao seu código, de acordo com a permissão que der, gratuitamente. 


Isto mesmo, é de graça o serviço para até 5 pessoas. O usuário ou desenvolvedor acessa com seu próprio login @hotmail, @msn, @live e @windowslive. Basta a pessoa responsável colocar o e-mail do desenvolvedor e pronto.


O serviço é tão bom que gera um endereço para o site e com ele baixar pelo Eclipse ou Visual Studio. A conexão e gerenciamento é bem rápido e simples.


Estou usando ele já faz um tempo e estou gostando muito, quem quiser ver e usar acesso o endereço http://tfs.visualstudio.com. Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org.