Caro(a) Leitor(a), hoje vou mostrar a nova cara e como ficou a ferramenta de desenvolvimento de software chamada Visual Studio 12 RC (Release Candidate). É importante saber que essa ferramenta é uma das maiores no mercado, se não a maior em facilidade, instalação de plugin, desenvolvimento para celular, WebService, Windows, Web e mais.

A primeira figura que coloco é a da instalação.  Houve uma alteração sutil referente ao Visual Studio 11 Beta. Eles estão usando mais estilo metro do que nunca. Figura 1.




Figura 1.

O modo de instalação ficou show de bola referente à versão 2010. 

A barra chamada Solution Explorer mudou um pouco, o ícone do Visual Studio também. Em vez de ficar em baixo, os links que acessam o Team Explorer, Class View e tudo mais ficaram em cima. Figura 2.




Figura 2.

Note também que no final da figura, existe uma linha azul. Essa linha vai do começo ao fim da ferramenta. Essa barra fica sempre visível dando o status, linha, coluna e teclado atual.

Outro ponto notável na ferramenta foi o método de visualização. Quando você clica uma vez na classe, automaticamente aparece na tela, mas de cor diferente. Figura 3.




Figura 3.

Esse projeto de exemplo nas figuras foi criado no Visual Studio 2010, quando cliquei duas vezes em cima da solução, apareceu no VS 12 sem precisar de migração. 

A ferramenta foi instalada junto com as outras versões, achei que ficou um pouco lento referente a 11 Beta. Vamos ver o que pode acontecer daqui pra frente, a tendência é melhorar e muito.

Depois de criar algumas classes de teste e exemplo com várias camadas, mandei gerar um diagrama de classes. Apareceram automaticamente as ligações e classes. Figura 4.




Figura 4.

Esse é um diferencial grande e muito importante para o desenvolvedor. Vou parar por aqui e continuar em outro artigo. Espero que tenha gostado até agora.

        Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site www.mauriciojunior.org. Um grande abraço e bom feriado.