Caro(a) Leitor, gostaria de falar e mostrar como programar a tecla ESC referente ao Windows Forms. Em outro artigo falei sobre a tecla ESC no website, é bem diferente do Windows Forms. Sabe quando alguém aperta a tela ESC e a tela que está aparecendo se fecha? Pois é, é isso que vou mostrar a você passo a passo.

É bem simples e fácil muitos desenvolvedores não sabem como criar isso, acabam copiando de algum site ou da internet outras formas.

Tag: Visual Studio 11, Linguagem: C#.NET, Plataforma Windows Forms

Note que a figura 1 Ă© simples, com alguns campos e botões. No todo da tela sĂł existe um botĂŁo x para fechar.  A tecla ESC fecha a tela aberta, alĂ©m disso, vocĂŞ pode chamar algum mĂ©todo antes de fechar a tela (se necessário).


Figura 1: Tela do ESC.

Na tela aberta com os dados, quando o usuário quiser sair basta clicar no botão SAIR ou clicar ESC. Para que o ESC funcione perfeitamente programaticamente, vou abrir as propriedades do formulário e atribuir alguns dados. (Figura 2)


Figura 2: Mudando a propriedade do formulário.

Na tela de propriedades, chamada KeyPreview foi atribuída para TRUE. Note que a propriedade chamada StartPosition foi coloca como CenterScreen, ou seja, a tela vai aparecer no centro da tela, mesmo que a tela seja de pequena resolução ou grande. Ela vem com o valor padrão FALSE. O próximo passo foi clicar em EVENTS, veja na Figura 3.


Figura 3: Criando o evento KeyDown

Para criar o evento KeyDown, basta clicar duas vezes em cima da palavra mostrada na figura 3, automaticamente a ferramenta Visual Studio cria um método de acordo com a sua classe. Dentro do método, verifiquei se a tecla clicada é a ESC. Se for, eu fecho a tela com o Close(). Listagem 1.

Listagem 1: MĂ©todo KeyDown.
[CODE]
private void ManterCliente_KeyDown(object sender, KeyEventArgs e)
{
if (e.KeyValue.Equals(27)) //ESC
{
this.Close();
}
}
[/CODE]

É muito simples e fácil, basta prestar atenção nas partes anteriores. Tente seguir todas informações faladas anteriormente. O código KeyValue = 27 é o número da tecla ESC quando acionada.

Depois de acionar verificar se é a tecla 27, basta chamar o método Close(). Antes de chamar o método Close, pode ser chamado outro método que executa algum código ou consulta algum valor.

Dependendo do resultado, vocĂŞ informa que a tela nĂŁo pode ser fechada. Isso funciona muito bem. Eu fico por aqui e espero ter ajudado, qualquer dĂşvida pode entrar em contato pelo site pessoal www.mauriciojunior.org.