É necessário ler antes de clicar OK.

Olá pessoal, hoje gostaria de mostrar e falar sobre uma dúvida básica existente no meio dos desenvolvedores. Como a maioria dos aplicativos feitos por mim é para banco ou instituição financeira, muitas vezes é necessário que o sistema auto-complete informações colocadas pelo usuário.

Usado: Visual Studio 2010, Linguagem C#.NET, ASP.NET, Windows Form

A dica informada aqui serve apenas para mostrar como dar um passo a frente do usuário que utiliza o sistema ou aplicação desenvolvida. A falta de conhecimento do usuário ou a ignorância faz com que o aplicativo seja classificado como ruim ou que dá muito erro. 

Já cansei de ouvir do usuário que o aplicativo estava dando erro, mas que na verdade, o usuário não sabia utilizar o mesmo de forma correta. Às vezes por não retornar valor algum, o usuário pensa que o sistema está com erro. 

Para você não ficar ouvindo isso dos usuários ou do seu chefe, é melhor pensar um passo a frente. A primeira dica é sempre deixar a vista o que o usuário está fazendo de errado, ou seja, verifique sempre o que o mesmo está colocando nos campos do sistema. Se possível, faça um sistema de auditoria que registra tudo que o usuário fez ou faz.

Um exemplo básico disso é: se todo número de agência bancária possui 4 dígitos, se o usuário digitar apenas 3, deve ser colocado pelo menos um 0 antes da pesquisa. Se um número qualquer está sendo colocado no sistema e possui 0 a esquerda, não espere que o usuário colocará esse 0, deixe o sistema auto completar de forma automática.

O código simples é usar o PadLeft. (code 1)

 

if (txtCampo.Text.Trim().Length > 0)

      txtCampo.Text = txtCampo.Text.PadLeft(4, '0');

 

Code 1

Esse código mostra que se o valor digitado for menor que 3 ele acrescenta o número 0 antes do número digitado pelo usuário. O mesmo código pode ser feito usando o PadRight. (Code 2).

 

if (txtCampo.Text.Trim().Length > 0)

      txtCampo.Text = txtCampo.Text.PadRight(4, '0');

 

Code 2

Outro exemplo, se você costuma colocar as mensagens no sistema lembre-se de não colocar mensagens grandes, use sempre mensagens curtas e diretas. Deixe as fontes diferentes e destacadas para que o usuário leia só de bater o olho. Se possível, bloqueie todos os outros botões ou opções do sistema enquanto o usuário não ler a mensagem.

Se o sistema possui a cor azul, ou mais clara, deixe a mensagem em vermelho (bem destacada visível). Se possível não use alerta, isso porque o usuário nunca lê esse tipo de mensagem. Você já percebeu que toda mensagem de alerta o usuário não lê e aperta o botão OK? Se a mensagem for para formatar ou apagar os dados, ele nem vai ler e vai aceitar clicando no OK. Eu fico indignado com isso, principalmente porque o usuário vai falar depois que deu erro ou que tem um vírus no seu computador ou qualquer outra invenção.

Hoje estou muito indignado com isso e por essa razão, resolvi escrever toda essa dica para você desenvolvedor(a). Se você é usuário comum, por favor, me ajude a divulgar essa idéia, É NECESSÁRIO LER ANTES DE CLICAR OK.

Bom, obrigado por ter chegado até aqui espero que tenha te alertado um pouco sobre o uso de sistemas, aplicativos e avisos.