Olá pessoal, gostaria de falar hoje um pouco sobre estas duas plataformas diferentes e diferenciadas no desenvolvimento. Mesmo usando a mesma linguagem no desenvolvimento a forma é diferente, e para preencher alguns objetos a forma é diferente entre as duas plataformas.

    Existem várias vantagens em desenvolver na plataforma web, mas nem tudo pode ser feito como desenvolver na plataforma Windows Forms. Vou citar algumas opções específicas para que entenda e saiba qual a opção melhor para desenvolver dependendo do seu sistema.

    Gostaria de lembrar que, não existe uma competição entre as plataformas específicas. O que indico é: antes de começar um aplicativo, analise o que será feito no todo e assim escolha a plataforma.

Plataforma Web

    Na plataforma web, existem vantagens no desenvolvimento devido à facilidade de uso sem instalar qualquer programa. A onda Web 2.0 ou Web 3.0 não é à toa. Como todos já sabem, basta acessar o endereço e pronto.

    O que ocorre no desenvolvimento web é que, uma linguagem não é suficiente para criar um sistema. É necessário saber HTML, CSS, JavaScript e a linguagem C#.NET. Está certo que as outras linguagens como HTML, CSS e JavaScript; são linguagens interpretadas. Mesmo assim, é necessário entendê-las.

    A plataforma web fica centralizada, isto é, hospedado no servidor web que pode ser acessado pelo browser instalado no computador. Hoje com vários browsers a disposição para download, dentre os mais famosos: Internet Explorer, Safari, Firefox, Chrome e Opera. Qualquer sistema operacional que tenha um browser instalado pode acessar o aplicativo web, por exemplo: mesmo sendo feito em C#.NET (Windows 7), pode ser acessado pelo browser do MacOsX ou Linux.

    O que a plataforma web não faz? Bom, essa parte é interessante porque a plataforma web não acessa localmente o computador do usuário para gravar dados, não consegue buscar a configuração da máquina do usuário totalmente sem instalar plugins específicos.

    Os plugins específicos nasceram para minimizar este problema de acesso a máquina local do usuário, isto é, aquele que acessa o sistema pelo browser. Só que, é necessário aprender também a linguagem desses plugins, dentre os mais famosos são: Silverlight e o Adobe Flash.

Plataforma Windows Forms

    A vantagem de usar o Windows Forms é que, tudo é programado para acessar diretamente do computador pessoal do usuário. Os dados específicos como, número da placa de rede, número do HD e outros podem ser acessados de forma simples e direta. Acessar um scanner, por exemplo, fica fácil usando Windows Forms; já na plataforma Web isso já não pode ser feito; a não ser que coloque um controle Windows dentro da plataforma Web.

    Outra vantagem que vejo, é na linguagem de programação. Basta aprender uma linguagem para programar, por exemplo: C#.NET, VB.NET ou F#.NET. Na escolha de uma dessas, é possível desenvolver o aplicativo para Windows Forms. Diferente da Web, que precisa entender sobre outras linguagens.

    A centralização pode ser feita usando Windows Forms, a Microsoft disponibilizou junto a ferramenta Visual Studio .NET, o “ClickOnce”. Essa centralização funciona perfeitamente, basta colocar os instaladores em um endereço de internet ou intranet para que o aplicativo seja atualizado e instalado; sem a necessidade de ir máquina por máquina.

    Se houver alguma atualização no aplicativo, no momento que o usuário clicar para abrir o mesmo, será feita uma atualização automática. A busca é feita automaticamente pelo próprio software.

    Qual o problema de programar em Windows Forms? O único problema que vejo hoje é a falta da multi-plataforma. No caso da programação Windows Forms, o mesmo só pode ser acessado pelo Windows e suas versões. O Linux ou o MacOsX não consegue executar o aplicativo; isso já corta um pouco a multi-plataforma que existe no mundo todo.

Resumo

    Em resumo geral, é bom analisar os dados do seu aplicativo antes de começar a fazer. Se o objetivo for colocar em multi-plataforma, então faça na plataforma Web; senão faça Windows Forms. Existem vários aplicativos que precisam utilizar dados ou scanners da máquina, então use Windows Forms, mas para a visualização utilize Web; isto é; usando as duas plataformas para o funcionamento ideal do aplicativo.

    Espero que tenha gostado e qualquer dúvida pode entrar em contato pelo site.